quinta-feira, 17 de julho de 2008

Bom uso do PC mira dos pés aos olhos

PESSOAL >> Ambiente deve ser planejado para cada usuário; apoio no chão e suporte ajustável para o monitor podem ajudar

DA REPORTAGEM LOCAL

Em casa ou no escritório, todo ambiente em que fica o computador deve considerar o conforto do usuário. "É um conjunto. Não adianta imaginar que só mudar a cadeira, só mudar a bancada, é o suficiente. Tudo influencia", diz Germmanya D'Garcia, professora do núcleo de design da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e ergonomista certificada pela Abergo (Associação Brasileira de Ergonomia; www.abergo.org.br).
D'Garcia diz que o usuário deve ficar atento às condições ambientais, como a iluminação, ao esquema físico onde fica o computador, como a distância dos olhos à tela, e também ao conforto. "A percepção corporal é importante. Se a pessoa sente desconforto ou, principalmente, uma região formigar, é preciso rever a estrutura de uso do PC, porque a circulação está obstruída", diz.
O assento de quem usa o computador deve ter sempre um apoio para as costas, que serve para diminuir a pressão sobre os vasos sangüíneos e sobre os discos intravertebrais, que fazem a intercalação entre as vértebras.
"Esse disco pode romper ou se deslocar ao carregar excesso de peso, mas a manutenção da postura sentada por muito tempo também é prejudicial a ele. O corpo deve se movimentar", diz D'Garcia.
Ela diz que não é preciso ficar com as costas inteiras apoiadas no encosto da cadeira, em uma postura rígida. "O adequado é ficar relaxado."
Assim como os outros especialistas consultados pela Folha, ela diz que o ideal é que a pessoa faça uma pausa a cada uma hora em frente ao micro. A professora diz que de três a cinco minutos são suficientes, mas adverte que é preciso se movimentar nesse período, por exemplo, caminhando, alongando os braços e abrindo e fechando os dedos das mãos.
"Eu deixo sempre uma garrafinha de água na minha bancada. Assim, eu hidrato o corpo e ainda sou obrigada a levantar para ir ao banheiro", sugere.
Pés no chão
A cadeira deve ser sempre ajustada para que quem está usando o computador fique com os pés apoiados no chão, diminuindo a pressão sobre as coxas. Por isso, se duas pessoas de tamanhos diferentes usam o mesmo micro, é preciso adaptar as condições para as duas. Um apoio para o pé, que possa ser retirado, é uma solução.
A coxa deve ficar paralela ao chão, com o joelho em um ângulo de 90. "O cotovelo precisa ficar em posição semelhante, com o braço apoiado na bancada", diz D'Garcia. Dessa forma, a bancada onde fica o teclado e o mouse deve ser apenas um pouco mais alta do que a cadeira, ficando entre 5 cm e 10 cm das pernas.
Praticidade
Os objetos usados durante o trabalho com o computador, como o telefone, devem ficar acessíveis sem a necessidade de movimentos que obriguem a esticar e entortar o corpo para pegá-los. "A coluna deve ser mantida na posição vertical, sem fazer movimentos para o lado", diz a professora.Na hora de atender o telefone, a pessoa nunca deve segurar o aparelho entre o ombro e a orelha. Essa posição obstrui a circulação sangüínea. (GVB)

OLHOS EM RISCO
De acordo com diversos especialistas, existe um novo problema ocular relacionado ao uso de micros: a síndrome de visão do computador (CVS, em inglês). O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, que estuda a relação entre homem e computador desde 1991, diz que os sintomas da CVS são dor de cabeça, cansaço visual, olho seco e visão turva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário