sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ANS dá nota zero a 482 planos de saúde

Agência dá nota zero a 482 planos de saúde

Número equivale a 36% das 1.327 operadoras avaliadas pela ANS; empresas representam 97% dos consumidores do país
Só 0,4% das empresas obtiveram nota máxima; entre os itens avaliados estavam atenção à saúde e satisfação dos usuários

LUCIANA LAZARINIDO "AGORA"
Fonte: Folha de São Paulo

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deu nota zero para 36% das operadoras de planos de saúde ambulatoriais, médicos e odontológicos avaliadas em uma relação divulgada ontem -482 de 1.327 empresas de saúde.
Responsáveis por 45,68 milhões de usuários de planos de saúde do país -97,3% do total-, as operadoras receberam notas de 0 a 1. As piores estão sujeitas a multa da ANS.
Obtiveram a nota máxima apenas 0,4% das empresas. Cerca de 15% conseguiram um desempenho considerado bom (de 0,60 a 0,79).A maioria das operadoras -ou 40%- teve nota média, entre 0,4 e 0,59: nela estão, de acordo com a agência, metade dos consumidores brasileiros.
Para elaborar o levantamento, a ANS dividiu as empresas por grupos, segundo os serviços e o porte de cada operadora. Assim, o consumidor pode ver qual empresa daquela categoria teve a melhor nota.
O ranking é anual e traz o desempenho das empresas em 2007 -o de 2008 será divulgado neste semestre.
Os critérios para avaliar as empresas foram atenção à saúde, qualidade econômico-financeira, estrutura da empresa e satisfação dos usuários. Segundo o coordenador do programa de qualificação da ANS, Afonso Reis, as informações foram enviadas pelas próprias operadoras.
Para avaliar a satisfação dos clientes, a ANS identifica também o tempo de permanência dos usuários e se a empresa foi multada pela agência.

Migração

A ideia é que a avaliação ajude a decidir se vale a pena trocar de convênio quando for possível migrar de plano sem a necessidade de cumprir uma nova carência, a partir de abril.Segundo a ANS, 6 milhões de consumidores poderão pedir a troca. Hoje, os consumidores podem trocar de plano, mas têm de cumprir carência.
Veja a relação das empresas em http://www.ans.gov.br/portal/site/_qualificacao/pdf/resultados_qualificacao_3afase.pdf

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Minc assina portaria que proíbe uso do amianto em órgãos vinculados ao ministério do Meio Ambiente

Da Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinou hoje (30), em Belém, a Portaria nº 43, que proíbe o uso do amianto em obras públicas e veículos de todos os órgãos vinculados ao ministério do Meio Ambiente. O anúncio foi feito durante o Seminário Mundial de Mudanças Climáticas, realizado na tenda da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), no Fórum Social Mundial (FSM).
No Brasil quatro estados fizeram leis contra o uso do amianto: Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo Minc, com a portaria, o governo brasileiro faz sua parte para a preservação do meio ambiente.
Minc disse que o amianto é uma substância que mata por inalação da fibra, mas ressaltou que há muitas alternativas de fibras minerais, vegetais e sintéticas. "No mundo, 43 países já aboliram [o uso do amianto]. Queremos tecnologia limpa, que não agrida o meio ambiente e o pulmão dos trabalhadores."
Entre as doenças causadas pelo amianto, estão a asbestose (doença crônica que provoca o endurecimento dos pulmões) e os cânceres de pulmão, de pericárdio (membrana que reveste o coração), do trato gastrointestinal, do rim e da laringe.
O amianto é usado na indústria da construção civil, para fabricação de telhas e caixas d'água, em guarnições de freio (lonas e pastilhas) e no revestimento de discos de embreagem, entre outros produtos.

Outro lado

O Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), que representa o setor, publicou uma nota de repúdio à medida, por considerar que ela contraria a legislação federal em vigor no Brasil - que permite e regula o uso do amianto crisotila.
"O IBC lamenta imensamente a atitude do Ministério do Meio Ambiente de tomar uma decisão sem embasamento técnico científico condizente com a realidade da cadeia produtiva do amianto crisotila e sem avaliar as necessidades da população brasileira de baixa renda", informava a nota.

Fonte: Uol Ciência e Saúde de 29/01/09

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Oficinas do DIESAT no Fórum Social Mundial reúnem 150 participantes e apontam agenda de mobilizações.

Oficinas do DIESAT no Fórum Social Mundial reúnem 150 participantes e apontam agenda de mobilizações.

O DIESAT - Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho - marcou presença no Fórum Social Mundial, que aconteceu entre os dias 27 de janeiro a 02 de fevereiro de 2009, em Belém do Pará.

Foram realizadas quatro oficinas onde representantes nacionais e internacionais debateram os principais temas sobre Saúde do Trabalhador, Saúde Pública, Seguridade Social e Previdência no Brasil e na América Latina; Saúde Mental e Assédio Moral no Trabalho; Nanotecnologia, Novas Tecnologias e a saúde dos trabalhadores, além de diversos aspectos enfrentados pelos trabalhadores nos Ambientes de Trabalho.

Com um público de cerca de 150 representantes nacionais e internacionais, reunindo dirigentes sindicais, movimentos sociais, representantes governamentais, técnicos e especialistas de diversas áreas, as oficinas realizadas foram:

DIA 28/01/2008: VIOLÊNCIA, SOCIEDADE E SAÚDE DO TRABALHADOR

DIA 29/01/2009: SAÚDE MENTAL E OS TRABALHADORES

DIA 30/01/2009: A SEGURIDADE SOCIAL, O SISTEMA DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA (A.L.)

DIA 31/01/2009: NANOTECNOLOGIA, NOVAS TECNOLOGIAS E A SAÚDE DOS TRABALHADORES.

As atividades do DIESAT foram inseridas no contexto da busca pela garantia (ao longo da vida de todas as pessoas) dos direitos econômicos, sociais, humanos, culturais e ambientais, especialmente os direitos à alimentação (com garantia de segurança e soberania alimentar), saúde, educação, habitação, emprego, trabalho digno e comunicação.

Cada uma das oficinas do DIESAT definiu uma agenda de mobilizações para 2009 em cada um dos temas debatidos e que estará disponível em breve na página do DIESAT na Internet: www.diesat.org.br

Algumas das oficinas foram realizadas em parceria com o SEEL/SP, SINDPD/SP, Renanossoma, além de outros parceiros e colaboradores a quem agradecemos publicamente.

Equipe DIESAT