terça-feira, 14 de julho de 2009

Pesquisa do DIESAT sobre a Saúde dos Professores no RS



Acesse o caderno especial saúde da Edição do Jornal Extra Classe de Junho/2009.


A pesquisa, realizada pelo DIESAT – Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho, apresenta um perfil detalhado do professor do ensino privado gaúcho e a realidade de trabalho no ambiente escolar e da saúde docente.

Realizada de agosto de 2008 a maio de 2009, ouviu 1.680 professores - 7% do universo de mais de 22 mil docentes atingidos pela pesquisa, de todos os níveis de ensino (Educação Infantil a Superior), em 23 cidades gaúchas, abrangendo todas as regiões do Estado.

MOVIMENTO - O Sinpro/RS está se reunindo com dirigentes de diversas instâncias do Poder Público para divulgar o resultado da pesquisa. Além de dar conhecimento sobre a preocupante realidade dos professores do ensino privado, o Sindicato busca o apoio destas instâncias para a contenção deste problema. Confira ao abaixo as notícias relacionadas.

SEMINÁRIO - O Sinpro/RS agendou para o dia 22 de agosto o seminário que discutirá a problemática levantada pela pesquisa. A Associação dos Magistrados do Rio Grande do Sul (Amatra), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Ministério Público do Trabalho e a Associação dos Perítos da Justiça do Trabalho já confirmaram o apoio e a participação no debate (em breve, a programação completa).

Acesse os dados da pesquisa.

Este estudo foi realizado pelos pesquisadores Alecxandra Mari Ito e Wilson Cesar Ribeiro Campos.

Acesse também o caderno especial saúde da Edição do Jornal Extra Classe de Junho/2009.

Fonte: SINPRO/RS

Professores/RS - Pesquisa é entregue ao Superintende do Trabalho



Foto: Valéria Ochoa
Heron de Oliveira (ao centro) elogiou iniciativa do Sinpro/RS

24/06/2009

Pesquisa é entregue ao Superintende do Trabalho

O resultado da pesquisa sobre a saúde do professor e as condições de trabalho foi entregue na manhã desta quarta-feira, 24/06, pelos diretores do Sinpro/RS, Cássio Bessa e Amarildo Cenci, ao Superintendente Regional do Trabalho Heron de Oliveira. Estavam presentes na reunião a chefe do Setor de Saúde e Segurança no Trabalho Iara Hudson e o auditor fiscal do Trabalho Hermindo Brum Neto. O Superintendente garantiu o apoio ao seminário do dia 15, que aprofundará as discussões sobre o tema.

A pesquisa foi realizada pelo DIESAT a pedido da FETEE/SUL.

Fonte: SINPRO/RS

Professores/RS - Peritos da Justiça do Trabalho recebem pesquisa


Foto: Valéria Ochoa
Evandro Krebs, presidente da Apejust recebe pesquisa

22/06/2009

Peritos da Justiça do Trabalho recebem pesquisa

O presidente da Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho da 4ª Região Evandro Krebs recebeu a pesquisa sobre a Saúde do Professor na manhã desta segunda-feira, 22, na sede do Sinpro/RS. O documento foi entregue pelo professor Cássio Bessa, diretor do Sinpro/RS. Krebs também é presidente da Federação das Associações dos Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores.

Na próxima quarta-feira, 24, às 10h, a pesquisa será entregue à Delegacia Regional do Trabalho.

A pesquisa foi realizada pelo DIESAT a pedido da Fetee/Sul.

Fonte: SINPRO/RS

Sinpro/RS entrega pesquisa ao Ministério Público do Trabalho


Foto: Valéria Ochoa
MPT estudará os dados da pesquisa

19/06/2009

Sinpro/RS entrega pesquisa ao Ministério Público do Trabalho

Os professores Marcos Fuhr e Cássio Bessa, diretores do Sinpro/RS, e a assessora jurídica do Sindicato Luciane Webber Toss entregaram, no dia 19/06, cópia da pesquisa do Diesat ao Procurador Regional do Trabalho Lourenço de Andradee o Analista pericial/Medicina Mauro Soibelman.

Fonte: SINPRO/RS

Professores/RS: Juízes do Trabalho têm acesso à pesquisa


Foto: Valéria Ochoa
Cardon entregou a pesquisa em mãos a Colussi

18/06/2009

Juízes do Trabalho têm acesso à pesquisa

Na manhã do dia 18/06, o professor Sani Cardon, diretor do Sinpro/RS, entregou cópia da pesquisa do Diesat ao presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra) Luiz Antonio Colussi, que se comprometeu em fazer o documento chegar a todos os juízes associados. “Temos o máximo interesse nesta questão da saúde do trabalhador”, afirmou Colussi. A Amatra apoiará o seminário que o Sinpro/RS realizará em agosto para tratar deste tema.


Fonte: SINPRO/RS

Presidente do TRT-RS e Comissão da Educação da AL recebem pesquisa sobre a saúde professores


Foto: Inácio do Canto
Presidente do TRT-RS, João Ghisleni Filho, recebe pesquisa

16/06/2009

Presidente do TRT-RS e Comissão da Educação da AL recebem pesquisa sobre a saúde professores

Na manhã desta terça-feira, 16, os dirigentes do Sinpro/RS, professores Marcos Fuhr e Cássio Bessa, entregaram à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado e ao Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) João Ghisleni Filho o resultado da pesquisa sobre as Condições de Saúde e Trabalho dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. O Presidente do Tribunal se comprometeu a levar o estudo ao conhecimento dos demais Desembargadores do TRT-RS.

O documento traz o perfil detalhado do professor do ensino privado e dos problemas na relação entre trabalho e saúde dos professores.

“Estamos socializando as informações com todas as instâncias do Estado. Também vamos trabalhar os resultados da pesquisa preventivamente com os professores para que eles tenham melhor qualidade de vida”, observa Cássio Bessa.

A pesquisa foi realizada pelo DIESAT – Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho, por encomenda do Sinpro/RS e Fetee/Sul - Federação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado do RS.

SEMINÁRIO - Já está agendado para o dia 15 de agosto, um seminário para discutir o assunto com especialistas e estudiosos.


Fonte: SINPRO/RS