segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CONTEE: DIESAT apresenta pesquisa sobre a saúde dos trabalhadores na Educação Privada do RS durante o VII CONATEE



São Paulo, 30 de Agosto de 2009.

Durante a Plenária de Encerramento do VII Congresso Nacional da CONTEE - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Instituições de Ensino, o Coordenador Técnico e Membro do Conselho Científico do DIESAT, Wilson Campos, apresentou os principais resultados da Pesquisa "Condições de Trabalho e Saúde dos Professores e Técnicos Administrativos do Ensino Privado no Rio Grande do Sul".

A pesquisa, resultado da parceria entre a FETEESUL - Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado no Rio Grande do Sul - e o DIESAT, foi realizada por intermédio de 230 entrevistas presenciais e 4.480 questionários aplicados em professores e técnicos administrativos em todo o estado do RS.


Durante o Congresso foi lançado um encarte com alguns dos principais dados e um CD-ROM com a pesquisa na íntegra, que também pode ser acessada na página da Feteesul na internet: www.feteesul.org.br

O VII contou com 629 delegados(as) inscritos, sendo 405 homens e 224 mulheres, representantes das entidades filiadas à CONTEE de todo o País que traçaram as diretrizes que nortearão a Confederação no próximo período e elegeram uma nova diretoria para o triênio 2009-2012.


Foto: Enio Fernandes

UGT: DIESAT participa da primeira reunião do Coletivo de Saúde do Trabalhador da UGT.



Praia Grande/SP, 29 de agosto de 2009,

Com uma apresentação do Coordenador Técnico e Membro do Conselho Científico, Wilson Campos, o DIESAT participou da primeira reunião do Coletivo de Saúde do Trabalhador da UGT - União Geral dos Trabalhadores, realizada durante a I Plenária Nacional de Entidades Filiadas à UGT.

Coordenada pela secretária de Saúde e Segurança do Trabalho da UGT, Cleonice Caetano Souza, contando com representantes da UGT em vários estados e com diversas entidades filiadas, a reunião do Coletivo de Saúde dos Trabalhadores teve como temas centrais: a Ação Sindical em Saúde e Trabalho; a história, trajetória e a importância do DIESAT para o movimento sindical; a atuação do Controle Social e o projeto Vidas Paralelas.

O Coordenador Técnico recuperou a história de criação do DIESAT, sua trajetória ao longo dos últimos 30 anos e apresentou as principais linhas e políticas de ação recentes, destacando o planejamento feito e as atividades realizadas.

Ao final da reunião o Coordenador Técnico do DIESAT fez o convite para que o próximo encontro da Comissão de Saúde dos Trabalhadores da UGT seja realizada na sede do DIESAT, que ofereceu apoio técnico para a comissão.


Foto: site UGT.