sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aos Queridos Professores

Mais uma vez, desejamos aos professores e professoras que fazem toda a diferença em nossa sociedade:

Feliz Dia dos Professores!!!!!!
Com muito carinho, respeito e admiração.

Equipe Diesat

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Após resgate, 33 mineiros repousam em hospital e preparam-se para fama mundial

Após mais de dois meses isolados a quase 700 metros de profundidade, os 33 mineiros resgatados com sucesso no Chile passam agora por exames médicos para avaliar sua condição atual de saúde e preparam-se para enfrentar o status de celebridades mundiais.


Resgatados após 22 horas de trabalho ininterrupto, a maioria repousa em hospitais de Copiapó, onde se recuperam dos mais de dois meses de reclusão.

Alguns têm cáries e ao menos um foi diagnosticado com pneumonia, mas em geral o estado dos trabalhadores é muito positivo.


O ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, informou nesta quinta-feira que alguns devem ter alta antecipada, devido ao bom estado de saúde.

Enquanto isso, indicações da fama internacional que os 33 já atingiram não param.

Homenagens e saudações de diversos chefes de Estado já foram recebidas. Presidentes dos Estados Unidos, Brasil, México e Rússia se manifestaram, e até um filme deve ser produzido sobre a história.

O longa-metragem já tem nome. "Los 33", disse o diretor Rodrigo Ortúzar, "é uma grande história para se contar".

O artista antecipou que o filme será "uma mistura de ficção e imagens já gravadas" por emissoras de TV do país e por sua equipe. O cineasta está registrando imagens das operações de resgate em pleno deserto de Atacama.

"Minha ideia é fazer uma história que esteja focada no soterramento e, ao mesmo tempo, no renascimento dos mineiros quando eles voltarem à superfície", explicou.

PRESENTES E OFERTAS

Esses trabalhadores outrora anônimos agora são tratados como celebridades. Real Madrid e Manchester United, por exemplo, convidaram-nos para ver os times jogarem na Europa. Um cantor e empresário local resolveu dar 10 mil dólares a cada um deles; Steve Jobs, da Apple, mandou um iPod último tipo para todos, e uma empresa grega ofereceu uma excursão pelas ilhas do Mediterrâneo.

Com a possibilidade de assinarem contratos para transformar a experiência em livros e filmes, poucos dos trabalhadores devem voltar às minas.

EUFORIA E PATRIOTISMO

Em cidades de todo o país, buzinas, gritos e sinos celebraram o resgate do último dos mineiros. No acampamento Esperanza, onde os parentes dos mineiros passaram as últimas semanas, lágrimas e risos se misturavam.

A conclusão do resgate gerou euforia no Chile. Os mineiros, recordistas mundiais de sobrevivência subterrânea, foram saudados como heróis nacionais e desencadearam uma onda de patriotismo, num país que ainda se recupera de um devastador terremoto em fevereiro.

A popularidade do presidente Sebastián Piñera também disparou por causa da bem-sucedida operação. Ele esteve na mina San José recepcionando vários dos trabalhadores que subiam, e ainda pretende receber todos eles no Palácio de la Moneda, em Santiago.

SUCESSO DA OPERAÇÃO

Foram 69 dias de reclusão a 622 metros de profundidade --17 dias sem que o mundo lá fora soubesse se estavam vivos ou mortos. Após quase 23 horas de esforços, o Chile entra para a história nesta quarta-feira com uma operação de resgate sem precedentes, e os 33 mineiros ganham a atenção do mundo, num misto de heróis com celebridades.

E em pouco mais de 25 horas no total, os seis socorristas enviados para ajudar os mineiros também foram içados de volta à superfície.

Florencio Ávalos entrou para a história como o primeiro mineiro a sair da mina, à 0h11. Igrejas de todo o país badalaram seus sinos para comemorar, atendendo a uma sugestão do presidente Sebastíán Piñera. O último a sair foi Luis Urzúa. Ele exerceu a função de líder, e foi o primeiro mineiro a conversar com as autoridades.

Todos os mineiros são levados de maca para um hospital de campanha montado ao lado do poço, e de lá para um centro médico na cidade de Copiapó. Em geral, apresentam boas condições de saúde. Somente um apresentava um quadro de pneumonia e estava sendo tratado com antibióticos, disse a jornalistas o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.


Em 5 de agosto, a estrutura da mina San José cedeu, e deixou os 33 mineiros presos a mais de 600 metros de profundidade. O incidente na pequena mina de cobre e ouro no norte do Chile colocou a cidade de Copiapó (800 km ao norte de Santiago) no mapa do mundo.

Foi só em 22 de agosto, quando a esperança de encontrar sobreviventes já era ínfima, que funcionários da equipe de resgate ouviram batidas na máquina perfuradora que tentava encontrar os mineiros. Com poucas palavras, eles mandaram um recado: "Os 33 de nós no abrigo estão bem", dizia um bilhete colado à máquina.

Todos os mineiros foram recebidos na superfície com aplausos e gritos de guerra --"Chi-chi-chi-le-le-le"-- pelos milhares de familiares, jornalistas e curiosos que inundaram o acampamento Esperanza. A história de superação e sobrevivência chamou a atenção da mídia mundial. Cerca de 1.500 jornalistas estão no local para registrar os últimos acontecimentos do resgate, que foi transmitido ao vivo em todo o mundo.

Telões foram instalados em lugares públicos em todo o Chile para que o povo pudesse assistir e comemorar com a saída de cada um dos 32 chilenos e do boliviano. As igrejas em todo o país badalaram seus sinos para comemorar

O resgate bem-sucedido também foi um ponto positivo para a popularidade do presidente Sebastián Piñera, que esperou no local para abraçar a cada um dos mineiros na saída da cápsula Fênix, pintada em vermelho, azul e branco em homenagem às cores da bandeira chilena.

LULA

O governo brasileiro está acompanhando "com grande alegria" o resgate dos mineiros presos no Chile, informou o Itamaraty em comunicado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje de manhã com o chileno Sebastián Piñera, e o ministro Celso Amorim telefonou ao chanceler do Chile, Alfredo Moreno.

"Quero parabenizar pelo extraordinário trabalho realizado", afirmou Lula.

"Presidente Lula, agradeço muito suas palavras, agradeço muito suas felicitações em nome de todos os chilenos", declarou Piñera na conversa transmitida pela televisão local e reproduzida por emissoras do mundo todo. "Estamos vivendo um dia desses que não se esquecem nunca mais em nossas vidas, de emoção, de alegria, de esperança, de força, de companheirismo, de fé", continuou o mandatário chileno.

"Estamos o aguardando no Chile, um abraço muito grande, o maior abraço do mundo", disse ainda Piñera a Lula na conversa por telefone, agradecendo pela solidariedade do povo brasileiro.

Lula disse ainda ao colega chileno que ele deve estar seguro de que todos estão muito orgulhosos da atuação do governo, trabalhadores e técnicos envolvidos no resgate. Piñera passou o telefone para o presidente da Bolívia, Evo Morales, falar com o brasileiro.

"Cuide bem de seu mineiro", disse Lula a Morales.

LISTA

Saiba mais sobre os mineiros que já foram salvos:

1- Florencio Ávalos: 31 anos, capataz, casado e pai de um filho de sete anos. Irmão de Renán, outro dos mineiros presos. Por sua condição de capataz, era o segundo na hierarquia, depois do chefe de turno. Sua habilidade em lidar com situações críticas, juventude, assim como experiência na mina, (trabalha no setor há 8 anos) fez com que ele fosse escolhido para a ser o primeiro a subir por meio da cápsula.

A escolha de Ávalos tem, além disso, um caráter simbólico: foi o primeiro "rosto" da tragédia que percorreu o mundo, quando em 22 de agosto uma câmara de vídeo chegou ao interior da mina e ele se colocou diante do aparelho.

Alfonso Ávalos, pai dos irmãos Florencio e Rénan, não escondeu sua felicidade perante a decisão.

"Fico muito feliz que meu filho seja o primeiro, é uma honra", disse ele.

"Eles costumavam realizar os mesmos turnos, porque Florencio ensinava Renan, que estava em seus primeiros passos", explicou à imprensa sua irmã Katherine.

2- Mario Sepúlveda: 40 anos, eletricista, casado. Foi o apresentador da maioria dos vídeos dos mineiros que foram divulgados. Após ser resgatado, ele agradeceu às autoridades pelo êxito na operação e criticou a situação das minas no Chile.


"Era o momento de fazer mudanças. Este país tem de entender que é preciso fazer mudanças", declarou ele à emissora TVN, em alusão às condições de insegurança nas quais se desenvolve a atividade mineradora nas pequenas e médias empresas. "Não podemos ficar assim sob nenhuma circunstância", acrescentou.

Considerado o "porta-voz" do grupo por narrar os vídeos gravados no interior da mina, Sepúlveda foi recebido pela mulher e pelos dois filhos, além dos integrantes da equipe de resgate e das autoridades, entre elas o presidente Piñera e o ministro de Minas, Laurence Golborne.

Embora alguns meios de comunicação tenham destacado seus dotes de comunicador, Sepúlveda descarta atuar em outra profissão no momento.


"Não quero que me tratem como artista nem como animador, mas como o Mario Sepúlveda minerador", finalizou.

3- Juan Illanes: 52 anos, mineiro, casado. Veterano do conflito na fronteiro que quase gerou uma guerra entre o Chile e a Argentina, em 1978.

4- Carlos Mamani: boliviano de 23 anos, é operador de maquinário pesado, casado com a também boliviana Verónica Quispe e pai de uma filha de poucos meses. É o único do grupo que não é chileno. Ele agradeceu a oferta feita pessoalmente pelo presidente Evo Morales de retornar ao seu país, mas disse que ficará no Chile.

A resposta do minerador frustrou as expectativas do líder boliviano, que previamente tinha manifestado seu desejo de levar o mineiro e sua família de volta ao país.


No início da semana, Morales disse que pretendia estar presente quando o compatriota fosse resgatado, mas acabou chegando ao local várias horas após Mamani ser içado na cápsula Fênix 2.

Os familiares de Mamani também agradeceram ao governo do Chile pelo resgate e o sogro do minerador, Johnny Quispe, reconheceu ainda o gesto do empresário chileno Leonardo Farkas de doar 5 milhões de pesos (US$ 10.400) a cada minerador

5- Jimmy Sánchez: 19 anos, mineiro, solteiro. É o mais jovem do grupo.

6- Osman Araya: 30 anos, mineiro, casado. Trabalhava somente há quatro meses na mina.

7- José Ojeda: 46 anos, encarregado da perfuração, viúvo. Sofre de diabetes e foi quem escreveu a mensagem que anunciou ao mundo que todos estavam com vida. "Estamos bem no refúgio, os 33."

8- Claudio Yáñez: 34 anos, operador de broca, solteiro.

9- Mario Gómez: 63 anos, motorista, casado. É o mais velho do grupo, e sua subida foi cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada. É filho de mineiro e foi apelidado de "O Navegador", por seu passado como mercante da Marinha. Sua mulher, Lilian Ramírez, teme que ele volte a trabalhar nas minas, mesmo depois de passar por essa experiência.


10- Alex Vega: 32 anos, mecânico de maquinaria pesada, casado. Em 22 de setembro, comemorou seu aniversário dentro da mina.

11- Jorge Galleguillos: 56 anos, mineiros, casado. Trabalhou toda sua vida na mina e sofre de hipertensão.

12- Edison Peña: 34 anos, mineiro, solteiro. Na primeira gravação, expressou seu desespero ao dizer: "Quero sair logo".

13- Carlos Barrios: 27 anos, mineiro, solteiro. Seu pai, Antenor Barrios, disse como acho que ele estava após a primeira conversa: "Encontrei-o com forças e vontade. Uma voz forte e clara. Me emocionei."

14- Víctor Zamora: 33 anos, mecânico automotivo, casado. Preso na mina, recebeu a confirmação de que sua mulher, Jéssica Cortez, está grávida.

15- Víctor Segovia: 48 anos, eletricista, casado. É o encarregado de registrar por escrito tudo o que acontece dentro da mina.


16- Daniel Herrera: 27 anos, motorista de caminhões, casado. Sua mãe, Alicia Campos, contou que prometeu não chorar quando conseguiu falar com ele lá embaixo. "Não cedi até que disse 'tchau, meu filhinho'", contou.

17- Omar Reygadas: 56 anos, eletricista, casado. Tinha acabado de começar a trabalhar na mina.

18- Esteban Rojas: 44 anos, encarregado de manutenção, casado. Ele prometeu por carta a sua mulher, Jessica Yáñez, com quem se casou no civil há 25 anos, que ao sair fariam uma cerimônia religiosa.

19. Pablo Rojas: 45 anos, carregador de explosivos, casado. Tinha menos de meio ano trabalhando na mina.

20. Dario Segovia: 48 anos, operador de broca, casado. Sua mulher, Jessica Chille, conseguiu falar com ele após 24 dias. "Ouvir sua voz foi um alívio para o meu coração", disse ela.

21. Yonni Barrios: 50 anos, eletricista, casado. Por seus conhecimentos de enfermaria, foi encarregado de elaborar relatórios médicos de seus companheiros e de vaciná-los. Do lado de fora, ele foi disputado a tapas por duas mulheres.


22- Samuel Avalos: 43 anos, acaba de chegar à superfície. Ele é o 22º mineiro resgatado.

23- Carlos Bugueño: 27 anos, solteiro. Antes de entrar na mina, trabalhava como segurança.

24- José Henríquez: 54 anos, encarregado de perfuração, casado. Tem sido o guia espiritual dos mineiros.

25- Renán Ávalos: 29 anos, solteiro. Renán trabalhava na mina há cinco meses e é irmão do capataz Florencio Ávalos.

26- Claudio Acuña: 44 anos, operador de perfuradora, solteiro. Declarado fanático pelo popular time de futebol Colo Colo.

27- Franklin Lobos: 53 anos, motorista, solteiro. Ex-jogador de futebol, com passagem rápida pela seleção chilena.

28- Richard Villarroel: 27 anos, mecânico, solteiro.


29- Juan Aguilar: 49 anos, supervisor, casado. Sua mulher, Cristy Coronado, disse: "Para mim isso é como um sonho. Às vezes, espero acordar e encontrar minha vida de antes."

30- Raúl Bustos: 40 anos, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha do Chile, em Talcahuano, um porto no sul, destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro. Isso o obrigou a procurar trabalho na mina.

31- Pedro Cortez: 24 anos, eletricista, solteiro. Perdeu um dedo na mina há um ano.

32- Ariel Ticona: 29 anos, motorista de maquinário pesado, casado. Sua mulher, Margarita, deu à luz a sua terceira filha enquanto o marido estava preso na mina. A menina foi batizada de Esperanza.

33- Luis Urzúa: 54 anos, topógrafo e chefe de turno, casado. Ele exerceu a função de líder e foi o primeiro que falou com as autoridades.