terça-feira, 11 de março de 2008

Fumaça de diesel causa alterações no funcionamento do cérebro, diz estudo

Fonre: Globo.com - 11/03/2008 - 07h00

Problema pode ser considerável para pessoas que vivem em grandes cidades.
Mais pesquisas precisam ser feitas, no entanto, para saber se efeito é de longo prazo.

Respirar a fumaça expelida pelos motores a diesel gera uma resposta no cérebro que pode ter efeitos danosos de longo prazo, segundo informaram pesquisadores holandeses nesta terça-feira (10).

Estudos anteriores já tinham descoberto que pequenas partículas de fuligem são capazes de viajar do nariz até se instalarem no cérebro. Mas essa é a primeira vez que os pequisadores mostraram alterações na atividade cerebral.

"Só podemos especular sobre quais efeitos podem ocorrer no caso da exposição crônica ao ar poluído encontrada nas cidades maiores, onde os níveis de partículas de fuligem podem ser muito altos", disse o líder do estudo Paul Borm, da Universidade Zuyd.

"É concebível que os efeitos da exposição de longo prazo às partículas possam interferir com o funcionamento normal do cérebro", acredita ele.


Borm e seu time colocaram 10 voluntários em uma sala cheia de fumaça expelida por um motor a diesel durante uma hora, e monitoraram suas ondas cerebrais em um eletroencefalograma. Os níveis de fumaça foram similares aos encontrados em uma estrada congestionada ou em uma garagem.

Depois de 30 minutos, as ondas cerebrais apresentaram um padrão de estresse, sugerindo mudanças no processamento de informação no córtex cerebral.

Mais pesquisas serão necessárias para determinar o efeito clínico desse estresse e se ele apresenta algum impacto de longo prazo na inteligência verbal e não-verbal, assim como na memória,


O estudo foi publicado na revista especializada "Particle and Fibre Toxicology".

Nenhum comentário:

Postar um comentário