segunda-feira, 21 de julho de 2008

Piracicaba: aumentam os acidentes no trabalho

Fonte: EPTV.COM - 17/07/08

Piracicaba registrou 5.279 casos de acidentes de trabalho no primeiro semestre de 2008. No mesmo período de 2007 foram 4.060.
Os casos de mortes e ferimentos graves também subiram neste ano. Seis trabalhadores morreram e 101 ficaram gravemente feridos. Durante o ano de 2007 foram dez mortes e 153 acidentes graves.
Dados da prefeitura mostram que os setores onde mais acontecem os acidentes são o metalúrgico, o de produção de alimentos e o da construção civil.
O número de trabalhadores acidentados estaria relacionado ao crescimento da economia. As empresas estão contratando mais mão-de-obra, mas na mesma proporção não estariam treinando o suficiente.
“Este treinamento deve ser feito para que o trabalhador conheça o ambiente de trabalho. Então, ele conhece trabalhando e vai conhecer só depois na prática, aí o acidente de trabalho pode acontecer”, disse o técnico em segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandro Silva.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Milton Costa, disse que em muitas vezes a culpa pelo acidente é atribuída ao próprio funcionário, mas para ele existe negligência por parte dos empreendedores. “Estes números não podem estar subindo apenas por culpa só do trabalhador. O trabalhador está lá só para fazer o serviço, mas ele tem que ter uma condição para executar o serviço”, disse o diretor.
“A empresa precisa enxergar primeiro o trabalho, a forma de trabalhar sem correr riscos”, disse o acabador de produção, Gilson Faria de Souza.
Para o técnico em segurança da Secretaria Municipal de Saúde, é necessário investir em prevenção coletiva e não apenas utilizar equipamentos de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário