quinta-feira, 10 de julho de 2008

Propostas e projetos para portadores de deficiência em discussão

Fonte: A voz da cidade - 10/07/08

VOLTA REDONDA - Definir propostas e projetos para as pessoas portadores de deficiência, que serão levados para discussões em âmbito estadual e nacional, em novas conferências que acontecem no Rio e Brasília em agosto e dezembro deste ano, foi o objetivo da II Conferência Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência. O evento, que foi realizado, ontem, em duas etapas, no Clube Comercial, é uma parceria da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Entre outras questões, a conferência municipal abordou temas importantes para os portadores de deficiência, como saúde, educação, acessibilidade e reabilitação profissional para o mercado de trabalho. Na parte da manhã, foram ministradas palestras diversas por profissionais, como o médico Carlos Moutinho, do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). A primeira parte da conferência contou com a participação de cerca de 300 pessoas.

Segundo o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, a idéia foi uniformizar o discurso que será levado pelos dez delegados que vão representar Volta Redonda nos próximos debates. Munir diz que o município já fez bastante, mas reconhece que ainda tem muito a fazer. Por isso, segundo ele, a partir de discussões, como a de ontem, poderá iniciar novos projetos. Ele disse ainda que o encontro serviu ainda para definir quais delegados vão representar a cidade nos próximos eventos fora da cidade.

Os organizadores da conferência informaram que a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência coloca como principal objetivo a reabilitação da pessoa com deficiência em sua capacidade funcional e de desempenho humano, de modo a contribuir para a sua inclusão social, bem como prevenir os agravos que determinem o aparecimento de deficiência. Uma das diretrizes dessa política, de acordo com os organizadores do evento, visa ampliar e fortalecer o acesso à informação e aos bens e serviços disponibilizados para o usuário com deficiência no SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário