domingo, 23 de novembro de 2008

Paciente reclama de rapidez na consulta médica

Fonte: Folha de São Paulo

Paciente reclama de rapidez na consulta médica

DA FOLHA RIBEIRÃO

Nos postos de saúde, as reclamações mais comuns são a rapidez com que os médicos consultam e a demora para o agendamento de consultas especializadas. Por dois dias, a Folha esteve em oito UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Ribeirão.
Luzivânia Patrícia de Moura, 30, que levava a filha Nathaly de Moura Souza, 8, ao pediatra da UBS do bairro José Sampaio no início da semana, queixou-se da demora e da falta de qualidade e atenção no atendimento de ginecologia.
"Quando é pediatra, eles perguntam mais coisas, mas ginecologia e clínica eles não ligam muito para a gente não. Faz tempo que eu reclamo de uma dor para a médica, ela diz que é da ovulação, me passa remédio e não pede um exame", disse.
Segundo o secretário da Saúde de Ribeirão, Oswaldo Cruz Franco, o problema na atenção básica existe e sobrecarrega o atendimento de especialidade e de urgência e emergência.
"Na verdade, nós teríamos que ter mais médicos para atender a demanda da urgência e, ao mesmo tempo, qualificar os médicos para que eles pudessem ser generalistas. Mas isso leva tempo", afirmou o secretário da Saúde.
Uma das principais propostas do estudo coordenado pela FMRP para o fortalecimento da atenção básica é a informatização das guias de referência e a elaboração de protocolos clínicos e de regulação, por meio dos quais os médicos seguiriam procedimentos na consulta e no encaminhamento de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.

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