segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Escolas instalam microfones para ajudar docentes

Escolas instalam microfones para ajudar docentes

Fonte: Folha de São Paulo
DA REPORTAGEM LOCAL

O representante das escolas particulares reconhece que os professores enfrentam dificuldades com a voz, mas afirma que a rede privada busca melhorar a situação. Uma das iniciativas é oferecer cursos para que os docentes saibam como diminuir o desgaste vocal.
"O maior problema é a falta de conhecimento do professor. A maioria não sabe, por exemplo, que deve tomar água durante as aulas", disse José Augusto de Mattos Lourenço, presidente da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares).
Sobre a sugestão de colocar microfones para todos os professores, Lourenço diz ser desnecessário para classes com menos de 40 alunos. "Menos que isso, é possível contornar."
Algumas escolas, porém, têm adotado a medida. O colégio Marista Arquidiocesano (zona sul de SP), por exemplo, instalou equipamentos de som em algumas salas. As lousas também foram trocadas, para que os docentes utilizem caneta em vez de giz.
Já o colégio Internacional de Alphaville (Grande SP) fez uma reforma entre o ano passado e este para implementar salas com tratamento acústico e microfones. "Mas não são todos que usam. Ainda falta costume", afirma Ricardo Chioccarello, diretor do colégio.
As salas também foram remodeladas, para que fiquem mais largas do que profundas, deixando a "turma do fundão" mais próxima ao professor.
A reportagem pediu entrevista com o Consed, conselho que representa os secretários estaduais de Educação, mas a presidente, Maria Auxiliadora Seabra, não foi localizada até o fechamento desta edição. (FT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário