Professores e funcionários de escolas públicas e privadas já podem ser vacinados contra a gripe suína --a gripe H1N1-- nos postos de saúde de todo o Estado de São Paulo. Poderão receber a dose os profissionais com mais de 40 anos, que atuam em estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, foram selecionados os professores dessa faixa etária, por que não estavam inclusos entre os grupos prioritários da campanha de vacinação, que encerra hoje no Estado. A vacinação para esse novo grupo se estenderá até 16 de julho. A única contraindicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

"Os professores e demais funcionários são profissionais que atuam diretamente com muitas crianças. O objetivo é evitar que o professor fique doente e prejudique o ano letivo dos alunos", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo levantamento da secretaria, foram vacinadas no Estado, até o dia 24 de junho, 20.008.481 pessoas, o que representa o que representa 47,5% de toda a população estimada para o Estado segundo a Fundação Seade. Apesar do término da campanha acontecer hoje, crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses ainda poderão receber a segunda dose da vacina.

A segunda dose da vacina não precisa ser aplicada exatamente 30 dias após a primeira, mas é importante que as crianças recebam a dose complementar, afirma a secretaria. "É fundamental que a criança receba a segunda dose para que ela esteja totalmente protegida como a nova gripe", diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.