terça-feira, 20 de julho de 2010

Prefeitura de SP prorroga contrato de perueiros por mais 3 anos

A gestão Gilberto Kassab (DEM) prorrogou por mais três anos os contratos com as cooperativas de perueiros, que transportam 40% dos passageiros do transporte municipal de São Paulo.

Com a medida, ela deixa para a próxima gestão, a partir de 2013, a reformulação prática na rede de ônibus.
Essas mudanças tendem a motivar desgastes, tanto por alterações significativas nas linhas, que afetam a rotina dos usuários, como em razão de negociações com empresas de ônibus e perueiros.

A decisão reverte a intenção do ex-secretário Alexandre de Moraes, que saiu do cargo em junho e pretendia antecipar as alterações. Agora, a gestão Kassab diz que uma licitação pode ser elaborada no atual mandato, mas para ser implantada só pelo próximo prefeito.

Os oito consórcios de perueiros reúnem 6.000 veículos. Em três anos, devem receber mais de R$ 4 bilhões.

Os contratos foram firmados em 2003, na gestão Marta Suplicy (PT), por sete anos, prorrogáveis por mais três.

Ao empurrá-los até julho de 2013, Kassab diz que manteve as condições anteriores. Os perueiros já reivindicam, porém, um reajuste próximo de 5%, por considerarem que os últimos aumentos não cobriram os custos.
 
SUBSTITUIÇÃO
A renovação, segundo a Secretaria dos Transportes, permite que os perueiros financiem ônibus novos. Está prevista a substituição de 1.700 veículos em 2011.

O ex-secretário Moraes queria prorrogar a contratação dos perueiros só por um ano e antecipar os contratos com as empresas de ônibus, que terminam em 2013.

Ele previa que perueiros e viações poderiam juntar-se ou concorrer nas mesmas áreas --hoje há separação de linhas locais, dos perueiros, e estruturais, das empresas.

A alteração não foi aprovada por Kassab --que tem um irmão que sempre prestou consultoria para viações.

A assessoria do novo secretário, Marcelo Branco, diz que a prorrogação dos contratos dos perueiros facilita a reformulação da rede.

A pasta afirma que vai elaborar uma nova licitação "para que a próxima administração possa começar a operação já com um novo contrato em julho de 2013".

Nenhum comentário:

Postar um comentário