quarta-feira, 18 de junho de 2008

Violência deixa 650 mil pessoas em SP com transtorno mental, diz pesquisa

Fonte: G1 - 17/16/08

Assalto e abuso sexual são principais motivos para perturbação, segundo médico.
De acordo com a pesquisa, estado clínico de 90 mil habitantes da capital paulista é grave.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Ibope aponta que 650 mil paulistanos sofrem algum tipo de transtorno mental por causa da violência. O número representa 6% dos 10,8 milhões de habitantes da capital paulista. Segundo a pesquisa - feita com três mil paulistanos escolhidos aleatoriamente - cerca de 90 mil pessoas se encontram em estado clínico grave.
O professor da Unifesp e especialista em estresse pós-traumático que coordena o estudo em São Paulo, Marcelo Feijó de Mello, diz que os dados revelam um problema de saúde pública. “O impacto da violência na saúde mental das pessoas em São Paulo é assustador. Fiquei surpreso com esse resultado. Achei que as pessoas em São Paulo se acostumavam com essa realidade.”
Segundo ele, a maior parte de seus pacientes foi vítima de violência, como assaltos e seqüestros-relâmpagos. Violência doméstica, agressão física e pessoas que tiveram parentes assassinados também estão no grupo que apresenta transtorno mental por causa da violência.
O médico ainda disse que grande parte das vítimas de traumas relacionados à violência se recupera espontaneamente, mas uma outra parcela acaba apresentando agravamentos. Os dados completos da pesquisa serão apresentados no Iº Simpósio de Saúde e Violência Mental, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho, na Unifesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário