quinta-feira, 17 de julho de 2008

Faça ajustes na configuração e na altura do seu monitor

Fonte: Folha de S.Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os olhos vidrados no monitor não são apenas um sinônimo de atenção, mas também potencial fonte de problemas. "Nós piscamos, normalmente, 20 vezes por minuto. Na frente do computador, esse ritmo cai para quatro, cinco vezes por minuto", diz o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier.
Ele diz que piscar ajuda na lubrificação do globo ocular, o que colabora para a proteção. Queiroz adverte que os problemas de olho seco podem ser graves para quem usa lentes de contato e está em ambiente com pouca umidade do ar, por exemplo. Uma prevenção é piscar voluntariamente e nunca usar o computador por mais de uma hora sem pausa.
A iluminação precisa ser adequada. O usuário deve evitar a fonte de luz direta na tela, que causa reflexo, e atrás da pessoa, que gera sombras. O ideal é luz difusa no ambiente ou lateral -o micro pode ficar ao lado de uma janela.
Ele também diz que a iluminação do monitor não deve ser maior nem menor do que a do ambiente, pois o diafragma que controla a entrada de luz no olho vai ficar abrindo e fechando, causando fadiga ocular. Ou seja, ainda que seu monitor tenha uma excelente claridade própria, é necessário que o ambiente esteja bem iluminado.Também é importante configurar a tela, que deve ser mantida limpa. O ideal é deixá-la com menos brilho e mais contraste.
Distância
Os olhos do usuário devem ficar, no máximo, a 60 centímetros do monitor.
A altura da tela deve ser calculada. "O ideal é que ela esteja a cerca de 20 abaixo da linha de visão. Olhar para baixo exige menos esforço do olho", diz Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário