quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fetee-Sul divulga pesquisa sobre a saúde de trabalhadores técnicos e administrativos do ensino privado

Fetee-Sul divulga pesquisa sobre a saúde de trabalhadores técnicos e administrativos do ensino privado

Fonte: FeteeSul




Na tarde de hoje, dia 30 de setembro, a direção da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado do RS (Fetee/Sul), realizou uma coletiva de imprensa para divulgar os resultados da pesquisa intitulada “Condições de Trabalho e Saúde dos trabalhadores técnicos e administrativos das instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul”. O trabalho foi realizado pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat).
O objetivo da iniciativa foi identificar a qualidade do ambiente de trabalho e mapear doenças ocupacionais (físicas e emocionais) destes profissionais, para posteriormente subsidiar os sindicatos na implementação de campanhas de prevenção e negociação de cláusulas para a Convenção Coletiva de Trabalho.
Dos 19.217 mil trabalhadores deste setor no Rio Grande do Sul, a pesquisa, iniciada em abril de 2008, ouviu 2.800 pessoas − 14,5% da categoria −, abrangendo todas as regiões do Estado. O estudo foi efetuado em duas etapas: a primeira por meio de entrevistas pessoais e a segunda através de questionários.

“Os dados obtidos indicam que a situação é muito pior do que a nossa sensibilidade percebia. A maior surpresa está nos altos números, pois não pensávamos que havia, por exemplo, tantas pessoas trabalhando com dor”, comenta o Diretor de Saúde e Educação da Fetee-Sul e diretor de Administração do Sindicato dos Trabalhadores em Administração Escolar no Rio Grande do Sul (SintaeRS)

Para o coordenador técnico da pesquisa, Wilson Campos, do Diesat, não é possível tratar o adoecimento no local de trabalho como algo individual, mas deve ser abordado como uma questão coletiva. “Isso demanda uma atenção dos estabelecimentos de ensino e da comunidade escolar, pois os números evidenciam que o sofrimento físico, através das dores, atinge 76% da amostra. E 63% identificaram algum tipo de sofrimento mental relacionado ao trabalho.”

Perfil do trabalhador em escolas
Os trabalhadores técnicos e administrativos das instituições de ensino são todos aqueles que não exercem a docência. Alguns deles são: bibliotecários, orientadores escolares, pedagogos, secretárias, assistentes sociais, profissionais de limpeza e manutenção, eletricistas, etc. A população é predominantemente feminina (61%), sendo a maioria com até 35 anos.

Contatos para entrevistas

- Luiz Gambim – Diretor de Saúde e Educação da Fetee-Sul e diretor de Administração do Sindicato dos Trabalhadores em Administração Escolar no Rio Grande do Sul (SintaeRS)
Contatos | (51) 8188.0392 e gambim@sintaers.com.br

- Wilson Campos – DIESAT - Coordenador Técnico da Pesquisa - Psicólogo pela USP, especialista em Saúde Coletiva pela Unifesp
Contatos | (11) 3399-5673/8181-0023 e wilson@diesat.org.br

Entidades filiadas à Fetee-Sul | Sindicato dos Trabalhadores em Administração Escolar no Rio Grande do Sul (SintaeRS), Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar de São Leopoldo e Região (SAAESL), Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar de Caxias do Sul e Região (SAAE Caxias), Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino (SINTEE Norte-RS) e Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinteep – Noroeste-RS).

Jornalista Dóris Fialcoff
Verbo Impresso – Agência de Comunicação
(51) 9606.0155 | verboimpresso@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário