segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Após Barcelona, ONGs ainda apostam em Copenhague para acordo

Fonte:da Efe, em Barcelona

Algumas das principais organizações de defesa do ambiente acham que ainda há tempo para chegar a um acordo na cúpula da ONU sobre mudança climática, em Copenhague, apesar das expectativas negativas geradas na conferência preparatória de Barcelona que termina nesta sexta-feira (6).

Neste sentido, a ONG Intermon-Oxfam alertou hoje que a União Europeia (UE) deve se afastar dos Estados Unidos ou arriscará perder um acordo climático sólido e sobre o qual esteve trabalhando durante dois anos.

A organização disse acreditar que é possível fechar um acordo "justo e seguro" em Copenhague ainda neste ano, "mas os líderes políticos do mundo não podem esperar enquanto os EUA tentam se colocar no mesmo nível" de redução de emissões de gás carbônico (CO2) entre 2012 e 2020.

"Os países ricos estão usando claramente os EUA como desculpa para pôr seus interesses nacionais à frente do sofrimento dos milhões de pessoas que, por culpa da mudança climática, passam fome, perderam suas casas, seus meios de sobrevivência ou até sua vida", declarou José Antonio Hernández de Toro, porta-voz da Intermon.

A WWF pediu responsabilidade aos líderes políticos para concretizar o que pode ser conseguido em Copenhague, "superando esta postura negativa a fim de salvar o mundo de um aumento catastrófico das temperaturas".

A entidade considera que os líderes ainda têm tempo de agir de forma adequada e denuncia que, "enquanto os países desenvolvidos abaixaram o nível de suas expectativas sobre o tratado, o resto do mundo as aumentou".

"Barcelona não conseguiu um resultado substancial, e é realmente uma pena. No entanto, o mais importante não é o fator tempo, mas a vontade política, e isso pode ser mostrado em questão de segundos", afirmou o líder da iniciativa sobre o clima da WWF, Kim Cartensen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário