quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ministério diz que blecaute atingiu 12 Estados; Itaipu opera normalmente

Fonte:SOFIA FERNANDES
Colaboração para a Folha Online

A assessoria do Ministério de Minas e Energia afirmou na manhã desta quarta-feira que o blecaute que atingiu parte do país na noite de ontem até a madrugada de hoje afetou ao todo, 12 Estados brasileiros, além de parte do Paraguai. Às 6h, a usina de Itaipu informou que já operava normalmente.
Segundo a assessoria, a região mais afetada é a Sudeste, onde todos os Estados --São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo-- tiveram problemas, já no Sul do país, o blecaute atingiu os três Estados --Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As regiões Nordeste e Centro-Oeste também foram afetadas, com registro de apagões nos Estados de Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O ministério não soube informar quais Estados foram totalmente atingidos pelo blecaute e em quais o problema foi parcial. A pasta destacou ainda que o ministro Edson Lobão se reúne com técnicos na manhã desta quarta e deve divulgar um balanço completo sobre o problema no período da tarde.

Apesar de o ministério não apontar problemas de fornecimento de energia no Norte do país, as Centrais Elétricas de Rondônia comunicaram falta de luz por meia hora em todo o Estado. Já no Acre, de acordo com a CERR (Companhia Energética de Roraima), a queda de energia durou cerca de 30 minutos, e atingiu dois municípios: a capital, Rio Branco, e Cruzeiro do Sul.

A Ceal (Companhia Energética de Alagoas) também informou que o blecaute atingiu cerca de 50% do Estado. Na capital, Maceió, o fornecimento não foi interrompido.

O ministério informou que o apagão foi causado por uma pane nas linhas de transmissão de energia elétrica na usina de Itaipu. Em nota, a hidrelétrica negou que o apagão tenha começado na usina e atribuiu o problema a um possível acidente.

Por volta das 6h de hoje, a usina de Itaipu informou através de sua página na internet que já opera em condições de normalidade. De acordo com a usina, 18 unidades geradoras estão em funcionamento: 9 unidades geradoras de 60 Hz e 9 unidades geradoras de 50 Hz. Uma unidade geradora de 60 Hz está em manutenção programada e outra de 50 Hz em "stand by".

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou no fim da noite desta terça-feira (10) que "problemas atmosféricos" ou "tempestades de grande intensidade" podem ter sido a causa do apagão registrado em diferentes Estados do país. As investigações para apurar a causa continuam, e o Ministério das Minas e Energia deve se pronunciar sobre o resultado das apurações ainda na manhã de hoje.

São Paulo e Rio

Na cidade de São Paulo, o apagão causou pânico nas ruas, paralisou trens e o metrô, prejudicou o trânsito, e deixou diversas pessoas presas em elevadores. A Polícia Militar informou, porém, que não houve registros de ocorrências graves. Diversas cidades da Grande São Paulo e do Estado também foram afetadas.

Devido ao blecaute, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos na manhã desta quarta-feira (11). Ainda não se sabe, porém, quantos municípios do Estado foram afetados.

Segundo o governo federal, o Estado do Rio foi o mais afetado do país e chegou a ficar totalmente às escuras. Por isso, o governador Sérgio Cabral (PMDB) determinou que o Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Militar, reforçasse o policiamento na cidade do Rio. Houve caos no trânsito e nos transportes públicos.

Outros Estados

Em Minas Gerais, o apagão deixou às escuras dezenas de cidades da região metropolitana de Belo Horizonte e do interior do Estado. Houve queda de energia em várias partes do Espírito Santo, inclusive em Vitória.

No Rio Grande do Sul, houve interrupção no fornecimento de energia por cinco minutos em cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a AES Sul, 70 mil imóveis ficaram sem luz em São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Em Santa Catarina, houve interrupção no fornecimento de energia em Joinville, Blumenau, Lajes, Concórdia e Videira. Segundo a Celesc (Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina), houve oscilação no abastecimento de suas subestações.

No Paraná, o apagão foi sentido em ruas do centro de Curitiba. Enquanto em parte da área central as luzes permaneciam acesas, em outras houve queda de energia nos postes e em edificações. Após cerca de dois minutos, a energia foi retomada nos locais onde o abastecimento foi interrompido.

O apagão também atingiu parte das regiões extremo sul, norte e sertão da Bahia, segundo a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). O apagão durou poucos minutos no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário