terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ministros de 40 países realizam última reunião antes da cúpula de Copenhague

Fonte:da Efe, em Copenhague (Dinamarca)

Os ministros de Clima e do Meio Ambiente de 40 países iniciaram nesta segunda-feira (16), em Copenhague, uma reunião de dois dias que é o último encontro oficial previsto antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 15, que será realizada em dezembro na capital dinamarquesa.

Na reunião, batizada de "pré-COP", serão abordados os principais temas incluídos na agenda da conferência da ONU, informou o Ministério do Clima dinamarquês, cuja titular, Connie Hedegaard, atuará como anfitriã do encontro.

A lista de participantes inclui "países centrais" no processo negociador, como Estados Unidos, China e Índia, mas também países africanos e ilhas-Estado afetadas por um hipotético aumento do nível do mar, causado pelas mudanças climáticas.

"A pré-COP é o lugar onde realmente temos que ir ao centro das discussões, incluindo os assuntos problemáticos. Não temos mais tempo disponível", afirmou Hedegaard.

A ministra dinamarquesa ressaltou que o fato de uma representação política de alto nível estar reunida em Copenhague reflete que existe uma "vontade real" de trabalhar para se chegar a um acordo sobre o clima na cúpula de dezembro.

Adiamento

No entanto, até mesmo o anfitrião de Copenhague, o primeiro-ministro da Dinamarca Lars Lokke Rasmussen, propôs neste domingo (15) em evento com 19 líderes mundiais, incluindo os EUA e China, que um acordo legal e definitivo deve ser adiado.

Esperava-se que o acordo determinasse uma meta global de corte de emissões de dióxido de carbono, que entrasse em vigor depois da expiração do protocolo de Kioto, em 2012.

A reunião será realizada a portas fechadas, mas a previsão é de que Hedegaard e Yvo de Boer, secretário-executivo da convenção da ONU sobre o clima, realizem uma entrevista coletiva na terça-feira (17), após o encerramento do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário