segunda-feira, 1 de março de 2010

Sidrolândia (MS): Sem salário de janeiro, funcionários de usina ameaçam parar

Fonte: Imprensa Força Sindical

A usina Santa Olinda, distrito de Quebra Coco, município de Sidrolândia, ainda não efetuou o pagamento de salário referente ao mês de janeiro aos seus mais de 700 funcionários, que ameaçam paralisar as atividades na empresa a partir desta segunda-feira (1º). A denúncia é de Oviedo Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Açúcar e Álcool de Rio Brilhante. A empresa deve também, aos empregados, a 2º parcela do 13º salário de 2009 e pagamento de férias a dezenas de trabalhadores, referentes aos meses de maio, junho e julho do ano passado.

Oviedo informou que os trabalhadores estão revoltados com a continuidade dos atrasos de pagamento de salário. "Esse problema se arrasta desde 2008. É preciso que as autoridades constituídas dêem um basta a essa situação, já que inúmeros problemas sociais e econômicos têm gerado ao longo dos meses de atraso", comenta o sindicalista que tece duras críticas ao empresário José Pessoa, dono da Santa Olinda e de outras seis usinas de álcool e açúcar no País.

A Santa Olinda é administrada pelas empresas CBAA – Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool e a Agrisul, ambas do empresário José Pessoa, que recentemente, segundo Oviedo Santos, promoveu uma audiência pública no município de Sidrolândia, para anunciar o investimento de R$ 50 milhões em meio ambiente. "Como podem fazer esse tipo de investimento se não conseguem honrar o compromisso básico que é o pagamento de salários em dia?"questiona Oviedo, que conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso do Sul – FTI/MS, nessa luta pela regularização dos pagamentos.
O presidente da Força Sindical, Idelmar da Mota Lima, teceu duras críticas à direção da usina Santa Olinda, mais conhecida como "Quebra Coco", pelos constantes atrasos de pagamento de salário. "Salário é sagrado. Quanto tempo essa empresa vai demorar para entender isso?", questionou.

Eleição – No sábado (26) foi eleita a nova diretoria da FTI/MS, que reconduziu José Roberto Silva à presidência da entidade por mais quatro anos. Na solenidade, estavam presentes Idelmar da Mota Lima, presidente da Força Sindical Mato Grosso do Sul e presidente do sindicato e federação de trabalhadores no comércio da Capital e do Estado, respectivamente; Estevão Rocha dos Santos, vice-presidente da Força e presidente do Sintraconta; Hélio Rodrigues, coordenador da Força Sindical MS.

O processo eleitoral foi presidido por Luiz Lopes de Lima, secretário regional da região Centro-Oeste da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias). Na mesa dos trabalhos, Hélio Rodrigues, da Força Sindical e Maria Valdete Dantas Machado, da Funtrab.

Além de José Roberto Silva, para presidência da federação, foram eleitos os seguintes diretores: Alcemir Remelli, secretário geral; Alberto José Oliboni, secretário de finanças; José Carlos Dutra secretário para assuntos do trabalho e Previdência Social; Cassiano de Oliveira, secretário de Educação. Suplentes: Elizangela Sandim da Silva, Alcir Lopes Gonçalves, Alsinio Teixeira Dias, Elizeu Assumpção Lopes e João Alves Pinheiro.

O conselho fiscal foi formado por: Oviedo Santos, Daniel Monteiro e Carlos Ajala Medina. Suplentes: Gelzo Rodrigues da Silva, Luiz Bridio Ângelo e Izidorio Ferreira dos Santos. Delegação confederativa: José Roberto Silva ef Alcemir Remelli. Suplentes: Oviedo Santos e Reinaldo de Queiroz.

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário