segunda-feira, 1 de março de 2010

Chile declara toque de recolher em cidades atingidas por tremor que matou 711

Fonte:da Reuters, em Concepcion (Chile), da Folha Online

O governo do Chile enfrenta nesta segunda-feira o desafio de levar ajuda a milhares de desabrigados nas cidades costeiras devastadas pelo terremoto de magnitude 8,8 de sábado (27), seguido de tsunamis, que matou ao menos 711. Cerca de 10 mil militares foram alocados nas regiões mais atingidas e impuseram toque de recolher na noite deste domingo e madrugada desta segunda-feira para evitar roubos e saques a lojas.

O toque de recolher foi aplicado na região de Maule e na cidade de Concepcion, das 21h às 6h, onde centenas de pessoas saquearam lojas não apenas por comida e água, mas por eletrodomésticos e outros bens. Os roubos também ocorreram em partes da capital, Santiago.

"Nós não temos água nem nada. Ninguém apareceu com ajuda e nós precisamos de mais polícia para manter a ordem", disse Ana, 78, em outra cidade muito afetada pelo tremor, Talca, 250 km ao sul da capital.


Em Concepcion, sobreviventes enfurecidos, acampados nas estradas com medo de novos desmoronamentos, descontavam suas frustrações nos bombeiros que distribuíam água potável em potes térmicos. Eles danificaram seus veículos.

Somente na cidade, onde as ondas destruíram carros e esmagaram casas, 350 pessoas morreram, segundo funcionários da equipe de emergência citadas pela TV estatal.

O governo elevou neste domingo para 711 o número de mortos pelo terremoto do fim de semana, enquanto imagens de destruição e de cidades atingidas por ondas gigantes são divulgadas na imprensa.

Com um número ainda não determinado de desaparecidos e algumas cidades na região central ainda isoladas por estradas danificadas, a presidente Michelle Bachelet disse que o número de vítimas deve aumentar.

Réplicas

Três novas replicas de mais de 5 graus de magnitude na escala aberta de Richter atingiram na noite deste domingo as regiões do Maule e de Bío-Bío, as duas áreas mais castigadas pelo terremoto da véspera, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Os dois tremores mais potentes, de 5,8 e 5,4 graus, foram registrados às 22h10 e 23h44 respectivamente, a 95 e 30 quilômetros de Talca, na região do Maule. O epicentro do primeiro foi localizado a 35 graus latitude sul e 72,6 graus longitude leste, a 26 quilômetros de profundidade sob o nível do mar. Enquanto o segundo foi localizado a 35,1 graus latitude sul e 71,7 graus longitude leste, a 42,6 quilômetros de profundidade sob o nível do mar.

Um terceiro tremor, de 5,1 graus, foi registrado às 0h07, a 80 quilômetros de Chillan, na região de Bío-Bío. Seu epicentro foi localizado a 36,1 graus latitude sul e 72,7 graus longitude leste, a 40 quilômetros de profundidade sob o nível do mar.

Emergência

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou neste domingo um plano de emergência para ajudar os dois milhões de desabrigados pelo terremoto e declarou zona em estado de catástrofe as regiões do Maule e de Bío-Bío.

Equipes de resgate atuam com cautela por receio dos novos tremores. Mais de noventa terremotos de magnitude 5 ou maior atingiram a região após o tremor de sábado.

Além dos mortos, cerca de 500 mil casas foram destruídas, de acordo com a presidente. "Estamos enfrentando uma catástrofe gigantesca, que irá exigir um esforço de recuperação gigantesco", disse Bachelet, após encontro com ministros e militares no palácio La Moneda.

Bachelet, que deve deixar a Presidência em 11 de março, anunciou que o país irá aceitar a ajuda oferecida por vários países. Ontem, o presidente americano, Barack Obama, disse que o Chile é um "amigo próximo" e que os EUA estão "prontos a ajudar".

Segundo a presidente, o país necessita com urgência de hospitais móveis, plantas de purificação de água e especialistas em análise de danos. Ela também pediu o envio de mais homens para as equipes de resgate e para os esforços de reconstrução após o tremor.

Tremor

Em 1960, o Chile foi atingido por um terremoto de magnitude 9,5, um dos mais fortes já registrados. O tremor devastou a cidade de Valdivia, matou 1.655 pessoas e causou um tsunami que atingiu a Ilha da Páscoa, distante 3.700 quilômetros da costa chilena. A onda continuou e chegou ao Havaí, Japão e Filipinas. As ondas que chegaram nas Filipinas demoraram cerca de 24 horas para atingir o país.

O terremoto deste sábado foi sentido em São Paulo e também nas Províncias argentinas de Mendoza e San Juan. Uma série de abalos subsequentes atingiram a região costeira do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário