segunda-feira, 31 de maio de 2010

Próximo Passo forma 1.592 beneficiários do Bolsa Família para o mercado de trabalho em São Paulo

Presidente Lula e ministro Lupi participam da formatura na próxima terça-feira (1º). Trabalhadores adquirem qualificação em Construção Civil e Turismo. Programa alcança 249 municípios em todo o Brasil


Brasília, 28/05/2010 - Mais 1.592 beneficiários do programa Bolsa Família receberão diplomas de qualificação profissional. Os formandos, de seis cidades de São Paulo, tiveram a oportunidade de receber qualificação para o mercado de trabalho por meio programa Próximo Passo. A formatura está marcada para a próxima terça-feira, 1º de junho, Clube Atlético Juventos, na Rua Comendador Roberto Ugoline, Parque da Moóca, em São Paulo. Participam da solenidade o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, além de autoridades federais, estaduais e municipais.

Os formandos são oriundos das cidades de São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Itapevi, Itanhaném, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente. Além destes, o programa de qualificação beneficia famílias nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Distrito Federal, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Também são oferecidos cursos nas cidades de Vitória, Goiânia, Palmas, São Luís, Aracaju, Maceió e Campo Grande.

Os cursos têm com duração média de 200 horas, divididas entre teoria e prática, no setor da Construção Civil. Os conhecimentos adquiridos podem mudar a vida de milhares de famílias brasileiras, já que os beneficiários se tornam aptos a trabalhar nos segmentos para os quais receberam qualificação. Como ato simbólico, empresas locais farão a assinatura das carteiras de trabalho de formandos.

Bolsa Família - Programa de transferência de renda criado em 2003 que atende mais de 12 milhões de famílias pobres em todos municípios brasileiros. O Bolsa Família tem como objetivos transferir renda diretamente às famílias pobres e extremamente pobres para alívio imediato da pobreza; promover o acesso das famílias aos serviços de educação, saúde e assistência social para contribuir para a ruptura do ciclo da pobreza entre gerações; e proporcionar oportunidades para as famílias beneficiárias, articuladas com outras políticas públicas

Próximo Passo - Política pública de qualificação profissional realizada pelo governo federal - por meio dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE), e do Turismo (MTur) - em conjunto com empresários e trabalhadores. O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo. O programa é parte de processo de inclusão social que proporciona cidadania por meio da qualificação profissional de brasileiros que vivem em situação pobreza. O Próximo Passo busca o desenvolvimento e a inclusão social pelo trabalho, criando oportunidades concretas de colocação de trabalhadores no mercado formal.

Na Construção civil são 147.057 vagas, nos cursos de pedreiro, pintor, encanador, eletricista, mestre de obras. São 249 os municípios beneficiados, nas regiões Metropolitanas de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Distrito Federal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Santos, Curitiba e Porto Alegre; e nas capitais Vitória, Goiânia, Palmas, São Luís, Aracaju, Maceió e Campo Grande.

Em Turismo há 25.916 vagas para cursos de garçom, cozinheiro, padeiro, barman, mensageiro, camareiro, atendente de agência de viagens, auxiliar de eventos. São atendidas 24 capitais, exceto Rio Branco, Porto Velho e Teresina.

Assessoria de Imprensa do MTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário