terça-feira, 8 de junho de 2010

Criado no Mato Grosso Fórum da Construção Civil

Principais objetivos da parceria da SRTE/MT com o Sinduscon são eliminar irregularidades trabalhistas e modernizar relações entre a Inspeção do Trabalho e empresários do Setor


Nesta terça-feira (8), a partir das 9h, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, estarão na pauta de discussões questões relacionadas à Construção Civil. A Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) e o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon) vão lançar o Fórum da Discussão do Trabalho e da Mão-de-Obra da Indústria da Construção.

De acordo com a chefe do Setor de Inspeção do Trabalho da SRTE/MT, Norma Lúcia Silva, são dois os principais objetivos do Fórum, cujas reuniões de implantação foram, iniciadas em abril deste ano: Promover a discussão entre os atores envolvidos com a questão, visando eliminar as irregularidades trabalhistas "crônicas" e modernização as relações entre a Inspeção do Trabalho e o Setor da Construção Civil.

Ainda segundo Norma Lúcia, o Fórum também tratará de questões como qualificação de mão-de-obra de excedente de outros setores da economia visando à empregabilidade na área da construção civil. "A idéia é qualificar a mão-de-obra excedentes de setores como o sucroalcooleiro, por exemplo, onde há perda de vagas por causa da mecanização, para reaproveitamento na construção civil que carece de trabalhadores qualificados", esclarece.

Norma Lúcia ressalta ainda que o Fórum "é permanente e aberta a todos os atores sociais relacionados com a questão, como o Sistema S, as Secretarias de Estado que tratam do tema e empresários do setor", explica.

Articulação - Visando envolver os diversos seguimentos da sociedade na tarefa, os organizadores realizaram uma reunião na quarta-feira (9), na sede do Sinduscon, que contou com a participação de cerca de 50 representantes de instituições de abrangência nacional, estadual e municipal.

A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Bosque da Saúde, em Campo Grande (MT).

Assessoria de Imprensa do MTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário