sexta-feira, 14 de maio de 2010

Renda média do trabalhador cresce 17% em 4 anos

A renda média do trabalho no Brasil cresceu 17,1% entre 2004 e 2008. No entanto, os rendimentos não cresceram da mesma forma para todos os ocupados. Esses dados estão presentes no estudo A Evolução Recente dos Rendimentos do Trabalho e o Papel do Salário Mínimo, que será lançado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) , em Brasília(DF).

O comunicado mostra, por exemplo, que os trabalhadores com menores salários apresentaram um crescimento acima da média, enquanto os mais qualificados tiveram queda da renda. Em outro item, o documento traz uma análise sobre o papel do salário mínimo na evolução da renda do trabalho da população pobre, além de um relato da evolução recente da renda para as diferentes ocupações no mercado de trabalho.

Na visão dos autores do estudo, o aumento do salário mínimo e a queda dos rendimentos dos trabalhadores mais qualificados são dois fenômenos que precisam ser aprofundados. Os dois itens, que foram registrados com evidência no período avaliado (entre 2004 e 2008), contribuíram para a diminuição da desigualdade de renda do trabalho no Brasil.

As principais informações utilizadas no comunicado foram obtidas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário