quarta-feira, 21 de maio de 2008

A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais tem a capacidade de gerar 52 mil postos de trabalho na região, segundo conta do Dieese

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais tem a capacidade de gerar 52 mil postos de trabalho na região, segundo conta do Dieese.

A redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais significaria a abertura de 51,8 mil empregos nas cidades da região, de acordo com cálculos da subseção Dieese do nosso Sindicato.

A conta é feita com base no total de trabalhadores na região em levantamento do Ministério do Trabalho. Atualmente, das 685 mil pessoas com carteira assinada no ABC, 510 mil trabalham 44 horas por semana, o que representa 75% dos trabalhadores.

Ou seja, só um em cada cinco trabalhadores formais tem jornada média de 40 horas semanais. O comércio e a construção civil são dois setores que exigem jornada de 44 horas para mais de 90% dos trabalhadores.

Já os 36 mil companheiros nas montadoras trabalham 40 horas semanais, assim como boa parte do setor de autopeças. Somado aos companheiros que trabalham entre 40 e menos de 44 horas, cerca de 70% da nossa base (de 97 mil trabalhadores) já conquistou a redução.

"Quem trabalha menos é exceção e se beneficiou das negociações coletivas entre empresas e sindicatos. O impacto da redução imediata seria grande. Geraria mais empregos do que os postos abertos nos últimos 22 meses na região. E seriam empregos estruturais, não postos de trabalho com risco de desaparecer", avalia o técnico do Dieese Osvaldo Cavignato.

Segundo o Dieese, com a redução em todo o País poderiam ser gerados cerca de 2 milhões de postos de trabalho.

Fator, IR e 40 horas são assuntos de hoje

Mesmo quem trabalha 40 horas ou menos de 44 não pode dar a luta pela redução da jornada como acabada.

Em outras regiões, metalúrgicos trabalham as 44 horas, o que é um ingrediente a mais a fermentar a guerra fiscal.

Esse é um dos motivos que dá importância às mobilizações do dia nacional de luta, 28 de maio, que será organizado hoje, em reunião de mobilização na Sede do Sindicato, a partir das 18h.

Fator previdenciário e tabela do Imposto de Renda são outros dois assuntos da mesma importância na reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário