quarta-feira, 25 de junho de 2008

Seminário nacional trata da silicose em marmorarias

Fonte: Ministerio do Trabalho e Emprego - 24/06/08

Pesquisas da Fundacentro mostram que a sílica cristalina expelida no processo de acabamento da cerâmica está associada ao desenvolvimento de doenças das vias aéreas, silicose e câncer nos trabalhadores do setor

São Paulo, 24/06/2008 - Prevenção e Controle da Exposição aos agentes Ambientais em Marmorarias: da pesquisa à prática. Esse é o tema do seminário que a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) - braço do Ministério do Trabalho e Emprego na pesquisa em saúde e segurança do trabalhador - realiza nos próximos dias 01 e 02 de julho, na sede do Conselho Regional de Química (CRQ), à rua Oscar Freire, 2039. O encontro começa às 8h.

Pesquisas da Fundacentro mostram que trabalhadores de marmorarias que desenvolvem atividades de acabamento a seco ficam expostos à sílica cristalina, mineral associado ao desenvolvimento de doenças das vias aéreas, silicose e câncer. As pesquisas que também envolveram a exposição ao ruído e à vibração de mãos e braços resultaram em medidas de controle da exposição ocupacional nas marmorarias. Entre estas medidas está a indicação da umidificação das operações de acabamento do mármore. Esses temas e aspectos sobre o estado de saúde dos trabalhadores serão abordados no Seminário.


Dados de pesquisa realizada pela Fundação apontam para a existência 50 mil trabalhadores registrados no Brasil responsáveis pela fabricação de produtos de rochas ornamentais e aproximadamente sete mil marmorarias. Recentemente a Portaria nº 43 do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada em 11 de março de 2008, proibiu o processo de corte e acabamento a seco de rochas ornamentais e a Norma Regulamentadora-NR 15 anexo nº 12, estabeleceu os limites de tolerância para poeiras minerais contendo sílica cristalina.

De acordo com a pesquisadora da Fundação, Ana Tibiriçá, as marmorarias pertencem a um ramo de atividade que ainda está amadurecendo em questões de segurança e saúde dos trabalhadores. "Por isso faz-se necessário que os empregadores invistam na mudança do processo produtivo com a utilização de máquinas e ferramentas alimentadas com água, como, serras-mármore e lixadeiras manuais".

O evento conta com a parceria da Prefeitura do Município de São Paulo, do Ministério Público do Trabalho, do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do estado de São Paulo e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Mármores, Granitos e Pedras Ornamentais de São Paulo e tem por objetivo apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Fundação que tratam de redução dos riscos ocupacionais e de acidentes de trabalho em marmorarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário