Escrito por Agência Sindical
Ato será nesta sexta, no Centro de Guarulhos
Sindicalistas metalúrgicos e de outras categorias profissionais fazem manifestação na manhã desta sexta (26), no Centro de Guarulhos, visando chamar atenção para a alta incidência das doenças geradas pelo esforço repetido nos ambientes de trabalho, as chamadas LER-DORT.
Para se ter ideia do avanço das LER-DORT, basta dizer que o registro de doenças ocupacionais pela Previdência aumentou 200%. Essa alta é resultado de alteração em procedimentos da Previdência (Nexo Técnico Epidemiológico), que cruza dados entre doença, atividade profissional e empresa, comprovando, dessa forma, a ocorrência efetiva da doença.
O diretor Elenildo Queiroz (Nildo), responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos, afirma: "A mudança produzida pelo Nexo Técnico Epidemiológico dificulta para a empresa maquiar a doença". Com isso, a real incidência das LER-DORT fica demonstrada e o trabalhador pode obter o benefício previdenciário.
Local - O ato desta sexta (26) será no calçadão da rua D. Pedro, no Centro de Guarulhos, e visa marcar posição do sindicalismo em relação ao Dia Mundial de Prevenção às LER-DORT, em 28 de fevereiro (domingo). O ato será das 8 às 11 horas.
Médicos - Médicos do Trabalho do Cerest (Centro de Referência da Saúde do Trabalhador) farão plantão numa das tendas no local. Os Sindicatos dos Químicos e dos Servidores Municipais vão dispor de advogados em outra tenda para assistência aos interessados. E numa terceira tenda sindicalistas metalúrgicos, comerciários, frentistas, vigilantes e de outras categorias vão dar orientações ao público e também distribuir panfleto com informações sobre doenças no trabalho.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Guarulhos (SP): Sindicalistas fazem manifestação pela prevenção das doenças Ler/Dort
Postado por
Marina Lapietra
às
11:38
Marcadores: Trabalho Decente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário