terça-feira, 3 de agosto de 2010

Inaugurada Casa do Trabalhador Brasileiro no Japão

Ministro Carlos Lupi fala sobre o esforço do governo brasileiro em atender trabalhadores, estejam onde estiverem


"Esta é a maior prova do compromisso do governo do Presidente Lula com os trabalhadores brasileiros: independente de onde estiverem, mesmo que do outro lado do mundo", afirmou o ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Carlos Lupi, ao inaugurar a primeira Casa do Trabalhador Brasileiro no Japão, neste sábado (31), em Hamamatsu, cidade a 130 quilômetros de Tóquio, que reúne cerca de 30 mil trabalhadores brasileiros, maior comunidade emigrante brasileira no país.


É preciso apenas uma volta na cidade de 830 mil habitantes - e sede das principais fábricas automotivas japonesas: Honda, Yamaha e Suzuki - para notar a grande quantidade de brasileiros residentes. Placas publicitárias em português comprovam o estudo realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para que a cidade recebesse a primeira representação no exterior.

"A idéia surgiu no auge da crise, quando milhares de trabalhadores brasileiros foram demitidos aqui no Japão. Um grande problema surgiu naquele momento, porque muitos deles estavam voltando para o Brasil sem nenhum conhecimento sobre seus direitos aqui e sem saber como estava o mercado de trabalho brasileiro. Distância e idioma são dois problemas enfrentados pelos brasileiros no Japão; tem gente que mora há mais de cinco anos aqui e não aprendeu a falar japonês", explicou Lupi.

A inauguração do escritório, que atuará com seis funcionários treinados para tirar dúvidas dos trabalhadores brasileiros, contou com a presença do ministro brasileiro da Previdência Social, Carlos Gabas; do embaixador do Brasil no Japão, Luiz Castro Neves; e do prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki.

Após a cerimônia, Lupi e Gabas se reuniram com representantes da comunidade brasileira em Hamamatsu. No domingo, encerrando sua agenda oficial de compromissos no Japão, Lupi participou, em Nagóia, do Dia dos Brasileiros no Japão, onde também estão sendo comemorados os 20 anos de imigração dos brasileiros para o Japão, com barracas de comidas típicas e atrações regionais.

Serviços - A Casa do Trabalhador Brasileiro no Japão será um espaço para dar apoio e consultoria trabalhista aos brasileiros no exterior. Orientará sobre direitos e deveres dos trabalhadores migrantes e informará sobre temas como qualificação profissional no país de recepção e no Brasil, problemas do dia-a-dia e oportunidades existentes para os brasileiros no mercado de trabalho local. Também fornecerá informações sobre o mercado de trabalho brasileiro para aqueles que tenham interesse em retornar ao Brasil.

O projeto é uma iniciativa do MTE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O atendimento será feito por brasileiros contratados no local, em horários mais favoráveis aos brasileiros que trabalham, seja pessoalmente, por telefone ou pela internet. A Casa do Trabalhador Brasileiro também proporcionará ao governo brasileiro a chance de conhecer as condições, necessidades e demandas trabalhistas da comunidade brasileira no Japão.

Projeto - A Casa do Trabalhador Brasileiro faz parte das políticas do Governo Federal voltadas a comunidades brasileiras no exterior, considerando as necessidades e importância dos cidadãos brasileiros que moram em outros países. Já existe uma Casa na fronteira do Brasil com o Paraguai, inaugurada em 2008, que atende a brasileiros que transitam por aquela fronteira. Outra está sendo estudada para ser implantada na fronteira Norte do Brasil, próxima à Guiana.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário