terça-feira, 3 de junho de 2008

Nova vacina duplica sobrevida de pacientes com tumor cerebral

Fonte:France Presse

Uma vacina experimental é capaz de dobrar o tempo de sobrevida de pessoas que sofrem do tipo de tumor cerebral mais freqüente --e também o mais mortífero---, segundo estudo divulgado na segunda-feira (2).
O tumor é o glioblastoma multiforme, que acomete o senador democrata Ted Kennedy, operado ontem em Durham, na Carolina do Norte (sudeste).
A vacina experimental produzida pela empresa norte-americana Avant Immunotherapeutics Inc., cujos direitos de comercialização foram adquiridos pelo laboratório Pfizer, estimula o sistema imunológico do corpo para atacar o tumor.
Os testes clínicos foram feitos em 23 pacientes afetados por um glioblastoma avançado. A partir do diagnóstico, eles viveram em média por mais 33 meses, explicou John Sampson, da Universidade Duke, na Carolina do Norte. Os resultados foram apresentados durante a 44ª conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), reunida desde o final de semana em Chicago.
Os pacientes que sofrem com esse tipo de tumor tratados com terapias tradicionais vivem em média 14 meses, segundo Sampson.
O estudo também revelou que a vacina retardou o reaparecimento do tumor depois da retirada cirúrgica. O tumor entre os pacientes vacinados reapareceu, em média, 16,6 meses depois, contra os seis meses habituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário