terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Trabalhador vai receber carta com aviso de aposentadoria, afirma Lula

Trabalhador vai receber carta com aviso de aposentadoria, afirma Lula

YGOR SALLES
Fonte: Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta terça-feira que, a partir de junho, o trabalhador que ultrapassar o tempo de serviço mínimo para aposentadoria vai receber uma correspondência avisando que já pode obter o benefício.
"[O beneficiário] vai receber, quando tiver tempo de serviço, uma carta avisando que pode se aposentar e até de quanto será o seu 'salário', para a pessoa decidir se quer [se aposentar] ou prefere trabalhar mais um pouco", disse Lula, durante evento de reinaguração de uma agência da Previdência Social na Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo.
O presidente ainda prometeu para junho agilizar o prazos de concessão de aposentadoria dos trabalhadores rurais para 30 minutos, assim como já ocorre com os trabalhadores urbanos e com as beneficiários do salário-maternidade.
Filas
Durante a cerimônia, o presidente afirmou que acabar com as filas da Previdência é sua prioridade desde 2006, quando a imprensa noticiava constantemente a demora no atendimento das agências.
Entre as medidas tomadas desde esse ano, segundo ele, está o investimento de R$ 280 milhões para modernizar o Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
Ainda segundo Lula, a Previdência também retomou a contratação de médicos peritos e a criação de um "call center". "A média hoje [para marcar consulta com médico perito] é de cinco dias", disse Lula. Antes, segundo ele, a demora era de meses.
O presidente pediu que os demais ministérios e os bancos oficiais agilizem seu atendimento aos clientes, assim como fez a Previdência Social. "Os bancos e os ministérios precisam trabalhar para que as coisas fluam como estamos vendo fluir aqui".

Nenhum comentário:

Postar um comentário