segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conta Social: Trabalho sem risco

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Fundacentro, criou projeto para sensibilizar empresários e profissionais sobre a importância da segurança e da saúde no trabalho. Até junho , o grupo teatral ‘Tá na Rua’, dirigido por Amir Haddad, fará apresentações às portas de fábricas por todo o Estado do Rio. Batizada “Tá na Rua pela Segurança e Saúde no Trabalho”, a iniciativa tem montagens lúdicas que estimulam “a percepção crítica da realidade na qual estão inseridos dentro e fora da organização de trabalho, fortalecendo sua cidadania”, define o diretor Amir Haddad. O resultado será registrado em documentário, informa Eduardo Costa, diretor executivo da Fundacentro.

As apresentações ocorrerão nas ruas, à frente de grandes empresas ou em locais de grande circulação. O ponto alto do projeto será no próximo dia 28 — Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho —, quando um cortejo sairá da Avenida Mem de Sá até a Cinelândia, no Centro do Rio.

O número de acidentes de trabalho no Brasil cresceu 45% em três anos. Enquanto em 2006 foram pouco mais de 512,2 mil sinistros, em 2008, o número subiu para 747,7 mil, segundo a Previdência Social. Só em 2007, foram registrados 2,8 mil mortes por acidentes de trabalho no País — quase oito mortes diárias. Segundo o governo federal, acidentes e doenças do trabalho custam, anualmente, aos cofres da Previdência Social cerca de R$ 46 bilhões em pagamentos do auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadorias por incapacidade, pensões, assistência médica e outros benefícios. Com aposentadorias especiais, são gastos R$ 12 bilhões por ano.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário