segunda-feira, 19 de abril de 2010

Professor particular realiza assembléia

Os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul fizeram assembleia geral neste sábado, em Porto Alegre, para avaliar proposta de acordo com o sindicato patronal.

Conforme o delegado regional do Sindicato dos Professores Particulares, Flávio Henn, as negociações com o Sindicato das Escolas Particulares do Estado (Sinepe) tiveram início em 2 de março e encerraram no último dia 6. No aspecto financeiro, disse que, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos dois anos, não houve avanços. “Conseguimos apenas a reposição do INPC, de 4,77%”, lamentou.

Por outro lado, destacou que o Sinpro/RS centralizou suas reivindicações na questão da saúde dos docentes e, neste aspecto, ocorreram avanços. Entre elas, apontou o oferecimento de oficinas de prevenção a doenças profissionais, a sonorização das salas de aula e a obrigatoriedade e mais frequência dos exames de saúde para os professores.

De acordo com ele, trabalho realizado em 2008 e 2009 pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) apontou uma realidade preocupante de adoecimento dos professores. Praticamente metade da categoria (49%) tem problemas com rouquidão e perda da voz. Outros 78% apontaram cansaço e esgotamento frequente nos últimos seis meses.

Entre as conquistas, Henn ainda apontou a limitação do número de alunos por turmas; a indisponibilidade dos professores da Educação Básica na última semana de julho; a extensão do reembolso educação infantil aos professores homens, e a assessoria específica aos professores com alunos com deficiência. O acordo beneficia professores do ensino básico, médio e superior.



Delegacia

A delegacia do Sinpro de Santa Cruz do Sul abrange 10 municípios e um contingente de 1,5 mil docentes. No Estado, existem 33 mil professores particulares, dos quais 18 mil são associados ao sindicato. Como motivador do dissídio de 2010, a entidade distribuiu um coração de borracha em uma caixa que lembra uma embalagem de medicamentos. Dentro, existe ainda uma “bula”, com dicas sobre saúde e a pauta de reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário