terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho

Agenda 28 de abril

O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho é celebrado em 28 de abril. A data também é considerada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Por isso, muitas instituições realizam eventos de SST durante a última semana do mês. Geralmente essas ações buscam informar ou refletir sobre os problemas que atingem a Segurança e Saúde do Trabalhador.

A Revista Proteção preparou uma agenda com algumas atividades relacionadas à data no país. Além de consultá-los no site, você também pode mandar informações sobre eventos alusivos à data para a revista, através do e-mail redacaosp@protecao.com.br


Batatais/SP
De 28 a 30 de abril, às 19h30, ocorre a 4ª Semana da Saúde do Trabalhador, promovida pelo Cerest de Batatais. A cada dia um tema será abordado por profissionais ligados à SST: acidente de trabalho; surdez no trabalho; o poder público nas vigilâncias em saúde do trabalhador.
Local: Rua Coronel Joaquim Marques, 900 - Riachuelo.
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/150.doc

Brasília/DF
A capital federal terá uma Semana Nacional da Segurança e Saúde no Trabalho para celebrar o 28 de abril.
26/04 - Palestras e distribuição de folders nas escolas, em hospitais e divulgação na imprensa.
27/04 - Painel Atualidades em SST - Fundacentro-DF, SDS Boulevard Center (Conic), das 14h às 17h.
Dia 28/04 - Lançamento da Campanha Nacional de SST - SESI-DN - SBN, das 09h30 às 12h30.
Dia 29/04 - Missas e Cultos alusivos à Semana Nacional da Segurança e Saúde no Trabalho
Dia 30/04 - Show cultural no auditório da Fundacentro-DF, SDS Boulevard Center (Conic) às 17h.
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/148.pdf

Caxias do Sul/RS
O II Seminário Saúde do Trabalhador Caxias e Região acontece no dia 28 de abril, das 8h às 13h. Serão discutidos temas como o impacto do mundo do trabalho na saúde do trabalhador; saúde mental e trabalho; e o percurso de trabalhadores afastados por adoecimentos psíquicos.
Local: Bloco "J" da UCS (Universidade de Caxias do Sul).
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/144.jpg

Fortaleza/CE
De 29 a 30 de abril, acontece no Auditório da Casa da Indústria a I Jornada SESI-CE de Medicina e Segurança do Trabalho. O evento discutirá o cenário atual da SST. Um dos palestrantes é o pesquisador da Fundacentro Eugenio Diniz, que falará sobre análise de acidentes.
Mais informações: (85) 3421.5820 / 3421.5814 - mcpimentel@sfiec.org.br ou tsaraiva@sfiec.org.br
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/138.pdf

Goiânia/GO
28/04, às 18h30 - O Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho do Estado de Goiás realiza o 6° Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Na ocasião, o presidente da Associação Goiana de Medicina do Trabalho, João Anastácio Dias, fará uma palestra sobre NTE, FAP e saúde do trabalhador.
Local: Auditório do Conselho de Medicina do Estado de Goiás. Rua T-27, n° 148 - Setor Bueno.
Informações: (62)3507-2740
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/140.jpg

João Pessoa/PB
O Cerest da Paraíba prepara as ações de saúde voltadas para o trabalhador no dia 28 de abril. Haverá uma sessão pública na Assembleia Legislativa do estado, mobilização no Ponto de Cem Réis e um ato público.

Londrina/PR
Esse ano a ideia do Sintespar é organizar um ato em Londrina para celebrar o 28 de abril.

Matupá/MT
A filial do frigorífico FRIALTO, de Matupá/MT, prepara diversas ações. Serão feitos faixas e cartazes, além de distribuídos panfletos aos colaboradores da unidade no dia 26 de abril. Na mesma data, haverá palestras sobre: saúde e segurança no trabalho, proteção auditiva, investigação de acidente e incidente do trabalho. Já no dia 28 de abril, fará uma homenagem aos trabalhadores com um minuto de silêncio, e os funcionários da empresa rezarão um Pai Nosso.

Osasco/SP
O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região realizarão ato em memória às vítimas de acidentes e doenças no trabalho no dia 24 de abril, das 8h30 às 12h. Na ocasião, será discutida pela categoria um plano de ação com os cipeiros. A discussão é organizada em conjunto com o Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisa de Saúde e dos Ambientes de Trabalho).
Local: Rua Erasmo Braga, 307 - Presidente Altino - Osasco/SP
Inscrições até 22/04: recepcao.diretoria@sindmental.org.br ou (11) 3651-7200 Ramal 113
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/143.jpg

Porto Alegre/RS
O FSST/RS (Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador) realizará um ato público em Porto Alegre, no dia 28 de abril. Haverá uma rádio comunitária no local, assessoria jurídica dos sindicatos para atender a população sobre dúvidas trabalhista, e os dirigentes sindicais falarão sobre SST e a luta pelo fim do Fator Previdenciário. Também será debatido o número maior de acidentes com mortes de trabalhadores terceirizados.
Local: Largo Glênio Peres, das 8h30 às 13h.
Também no dia 28, será realizado o seminário "Riscos emergentes e novos modelos de prevenção em um mundo do trabalho em mutação" na mesma cidade. Serão abordados diversos temas sob a óptica dos trabalhadores, dos empregadores e de representantes do governo. O evento acontece das 8h às 17h.
Local: Avenida Mauá, 1013.
Inscrições: luis.bernardes@mte.gov.br ou 51 3213-2854
Confira a programação completa.

Recife/PE
Em 26 e 27 de abril, haverá palestras com especialistas de diferentes partes do Brasil na Fundacentro.
Já no dia 28/04, às 9h, acontece uma audiência pública na Assembleia Legislativa.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail eventos@fundacentro-pe.gov.br, informando os seguintes dados: nome, função, empresa/entidade, telefone e e-mail.
http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/132.pdf

Registro/SP
No dia 27 de abril, o Cerest de Registro organiza palestra com o médico pneumologista da Fiocruz, Hermano de Castro, das 19h às 21h.
Local: Auditório da UNISEPE

Rio de Janeiro/RJ
A Fundacentro está preparando uma ação teatral para o dia 28 de abril. O Grupo Teatral "Ta na Rua" sairá em passeata da Lapa até a Cinelândia. Lá haverá diálogo com a população. Além dos 30 atores do grupo, mais de 70 artistas farão apresentação e distribuirão materiais.

São Bernardo do Campo/SP
No dia 28 de abril, o Cerest local realiza o seminário "25 anos de Saúde do Trabalhador em SBC e Região: retratos da história e desafios". O evento ocorre no Teatro Elis Regina, a partir das 8h. Entre os palestrantes estão o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional, Remígio Todeschini, e a pesquisadora da Fundacentro, Arline Arcuri. Também haverá um ato público na Praça da Matriz, às 16h.
Mais informações: (11)4128- 7821
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/134.jpg

São José do Rio Preto/SP
O CEREST de São José do Rio Preto está organizando o II Seminário de Saúde do Trabalhador - Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, nos dias 29 e 30 de abril. Os temas aboradados serão: Acidente com Material Biológico, Assédio Moral no Trabalho, Acidentes de Trânsito e Acessibilidade no Mundo do Trabalho. Informações e inscrições pelo e-mail: cerest.eventos@ terra.com. br ou pelos telefones (17) 3211-9488 / 3212-9514.

São Paulo/SP
26/04, às 19h - Sessão Averroes na Cinemateca, no Vila Mariana. Será exibido o filme "A classe operária vai ao paraíso", seguido de debate com Leny Sato - professora da USP, Artur Henrique - presidente da CUT e João Guilherme - assessor sindical . A ideia é discutir a relação de saúde e trabalho.
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207. Próximo ao Metrô Vila Mariana.
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/141.jpg

28/04 - Evento conjunto no Sintracon/SP, com apoio da Força Sindical e do Sintesp.

28/04, às 14h - Lançamento do Mapa dos Conflitos Ambientais, que têm interface com as questões de saúde e trabalho. Acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo.

28/04 - A Fundacentro realizará em seu auditório na capital paulista um evento com o tema: "Garantindo o futuro: riscos emergentes e novos padrões de prevenção em um mundo de mudanças no trabalho". Serão debatidas questões relacionadas a doenças respiratórias, nanotecnologia e espaço confinado. O encontro começa às 8h30, e os inscritos levarão produtos de higiene pessoal para as vítimas das chuvas do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua Capote Valente, 710.
Informações pelo fone: (11)3066-6132 ou pelos e-mails - natalia.pereira@fundacentro.gov.br e suzy.saes@fundacentro.gov.br
- Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/139.jpg

29/04, às 8h30 - O Fórum de Acidentes do Trabalho se reúne na Faculdade de Saúde Pública da USP. A discussão tratará da produção social de acidentes do trabalho. Entre os debatedores estão a professora Maria das Graças Barbosa Moulin, da Universidade Federal do Espírito Santo, e a socióloga Mara Takahashi, do Cerest de Piracicaba.
Inscrições e programação: http://www.fsp.usp.br/boletim.php?&lang=pt&style=homepage&articleId=03132349201028&visionId=10142057200304&unitId=09111928200359&homepage=on
Acesso aos textos: http://www.moodle.fmb.unesp.br/course/view.php?id=52

30/04, às 10h - O movimento Luto e Luta prepara um ato público e espera reunir cinco mil pessoas no centro de São Paulo, na Praça da República. Um dos intuitos é pedir melhores condições de trabalho, reunindo diferentes entidades.

06/05, às 14h30 - A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo promove palestra sobre saúde do trabalhador como direito humano fundamental. O tema será abordado pelo professor emérito da Faculdade de Direito da USP e membro da Comissão Internacional de Juristas com sede em Genebra, Dr. Dalmo Dallari.
Local: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera.

Vitória/ES
Governo, entidades sindicais e movimentos sociais realizam um evento no dia 28 de abril, no auditório da Auditório da Fundacentro, a partir das 13h30. Será debatido o papel das Cipas e a função de garantir a participação dos trabalhadores na gestão dos riscos ocupacionais.
Endereço: Rua Cândido Ramos, 30. Jardim da Penha, Vitória/ES
Telefone: (27) 3315-0040
Confira a programação completa: http://www.protecao.com.br/_system/scripts/download.php?file=upload/protecao_materiaarquivo/137.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário