quarta-feira, 28 de abril de 2010

Manifestação lembra memória às vítimas de acidentes de trabalho

Nos últimos dois anos cresceu o número de vítimas decorrentes de acidentes de trabalho.

Muito destes acidentes não são notificados dessa forma, já que os óbitos são decorrentes de outros laudos.

“Falta educação, prevenção e conscientização”, revelou Luiz Bittencourt, secretário de saúde da Força Sindical de SC. “Não é dada a devida atenção a esse assunto. O governo se omite nesse sentido”.



Para chamar a atenção da sociedade e principalmente do poder público será realizado amanhã, quarta-feira 28, em Florianópolis uma manifestação que lembre o Dia Mundial em Memória as Vitimas de Acidente de Trabalho.

Uma caminhada nas ruas do Centro de Florianópolis deve marcar a data. A estimativa é reunir mais de três mil pessoas de todo o Estado, com o objetivo de apresentar propostas e reivindicações ao governo e as autoridades competentes sobre a saúde do trabalhador.

“A nossa bandeira será também a importância da redução da jornada para 40 horas para diminuir também as doenças ocupacionais”, lembrou o presidente da Força Sindical de SC, Osvaldo Mafra.

A concentração para o evento será às 14h em frente à Assembléia Legislativa.

28 de Abril – Em todo o mundo a data é celebrada e lembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata. Aqui no Brasil, os números apontam para uma guerra invisível em que morrem todos os anos três mil trabalhadores, uma morte a cada duas horas de trabalho e outros 300 mil se acidentam, assim três acidentes a cada minuto trabalhado.

De acordo com dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de quatro dias de trabalho.

Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. A organização relata ainda que todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

Aqui no estado temos dados de Joinville. Durante o ano passado (2009), foram investigados através dos atestados de óbitos do município e encontrado 31 óbitos por acidentes de trabalho, sendo que as pessoas do sexo masculino participaram com 94% e as pessoas do sexo feminino 6%. Constatou-se ainda que 29% foram acidentes típicos e 71% no trânsito. No ano de 2008 foram 11 óbitos confirmados como acidente de trabalho, sendo que houve um acréscimo de 281,8% de óbitos de 2008 para 2009.

Fonte: Assessoria de Imprensa de SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário