terça-feira, 27 de abril de 2010

Stress está na origem de mais de 50% de faltas por doenças relacionadas com profissão

Segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), preparado para assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se comemora a 28 de abril, o stress foi considerado a segunda causa mais frequente dos problemas de saúde relacionados com o trabalho.

A OIT refere estudos realizados em países europeus e noutros países desenvolvidos que revelam que o stress está na origem de 50 a 60 por cento do total de dias de trabalho perdidos.

"Tudo isso representa um custo que pode ser considerável do ponto de vista do sofrimento humano e do peso económico que este representa para o indivíduo e para sociedade", diz o relatório.

De acordo com o documento, a longo prazo o stress relacionado com o trabalho pode originar lesões músculo-esqueléticas, hipertensão, úlceras digestivas e doenças cardiovasculares.

Pode ainda contribuir para uma incapacidade de fazer face às exigências do trabalho e pode ser um fator de depressão ou até de suicidio.

Segundo a OIT, os fatores psicossociais são já reconhecidos como sendo problemas de dimensão mundial que afetam todos os países, todas as profissões e todos os trabalhadores.

Perigo do aumento da precaridade

O aumento da flexibilidade e da precariedade do emprego, a intensificação dos ritmos de trabalho e os problemas relacionais no meio laboral são alguns dos fatores que estão na origem do aumento do stress relacionado com o trabalho .

Para pôr cobro à situação a OIT defende a necessidade de procurar melhorar as medidas de prevenção e dos processos de diagnóstico para as doenças profissionais e para os sistemas nacionais de vigilância da saúde dos trabalhadores.

Defende, em particular, a necessidade de introduzir medidas de prevenção específicas com vista à redução das potenciais consequências do stress relacionado com o trabalho.

Este ano a OIT decidiu dedicar o relatório do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho aos "Riscos emergentes e novas formas de prevenção num mundo de trabalho em mudança".

Segundo a OIT os novos riscos profissionais e os riscos emergentes podem ser causados por inovações técnicas ou por mudanças sociais ou organizacionais como as novas tecnologias e os novos processos de produção.

A Organização lembra que as novas tecnologias se utilizam no mundo inteiro, e com uma frequência cada vez maior, assim como processos de fabrico modernos que recorrem às nanotecnologias e às biotecnologias.

As previsões apontam para que até 2020 cerca de 20% de todos os produtor fabricados no mundo usarão as nanotecnologias, que atualmente são usadas em área como a saúde.

Fonte: SIC online

Nenhum comentário:

Postar um comentário