segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Começa cúpula sobre clima para definir novas metas contra mudança climática

Fonte: da Folha Online

A cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudança climática, destinada a discutir metas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, foi iniciada nesta segunda-feira, em Copenhague, na Dinamarca.

A maior reunião já realizada sobre o aquecimento global, que reúne 15 mil pessoas, delegados de 192 países, ambientalistas e ONGs, se propõe a superar a grande brecha entre países ricos e pobres para combater os efeitos das emissões de CO2 nas próximas décadas.

O encontro, que contará com a presença do presidente americano, Barack Obama, e da China, Hu Jintao, será liderada pelo primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen e deve ainda definir a resposta mundial ao aquecimento global que ameaça o planeta.

O debate, contudo, não será fácil. Serão duas semanas de negociações, que chegarão ao fim em 18 de dezembro na presença de mais de cem chefes de Estado e de Governo.

A conferência começou, após 45 minutos de atraso, com a exibição de um filme sobre os povos do mundo que enfrentam as consequências do aquecimento global.

A missão da conferência, histórica por seu tamanho, é limitar a dois graus centígrados o aumento da temperatura média da superfície da Terra, o que faz necessária uma drástica redução das emissões de gases do efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário