quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Parque no MT perde área de mata igual a 60 campos de futebol

Folha de São Paulo - 29/01/2008


O avanço do desmatamento na região norte de Mato Grosso nos últimos cinco meses também fez estragos em uma das mais importantes unidades de conservação da Amazônia, revela reportagem da Folha de S.Paulo desta terça-feira.

De agosto a dezembro, segundo os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), uma área equivalente a 60 campos de futebol foi derrubada no Parque Estadual do Cristalino, entre os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo (830 km de Cuiabá).

O local abriga, em 184 mil hectares, uma das mais ricas amostras da biodiversidade de toda a Amazônia, especialmente em relação às aves: são quase 600 espécies identificadas, das quais 50 endêmicas --ou seja, que só existem ali. É também uma das áreas mais ameaçadas, pois está situada exatamente no limite da fronteira agrícola da região, cercada por estradas, fazendas de gado e dois assentamentos rurais.

Na semana passada, o Inpe lançou um novo alerta de desmatamento na região ao divulgar dados do Deter --sistema de detecção de desmatamento em tempo real--, que registrou a derrubada de 3.235 km2 de floresta na Amazônia nos últimos cinco meses de 2007.

Para o Inpe, o ritmo mostrou-se especialmente acelerado em Mato Grosso --que havia perdido a liderança no ranking do desmatamento para o Pará-- e em novembro e dezembro, meses em que tradicionalmente não há corte raso da floresta porque chove muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário