segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Temporão critica ação da Igreja contra pílula

Fonte: Folha de São Paulo - 28/01/2008
MALU TOLEDODA SUCURSAL DO RIO

Ministro da Saúde diz que entidade está "equivocada mais uma vez" ao tentar impedir distribuição de pílula do dia seguinte em RecifeGoverno lançou ontem a campanha "Bom de cama é quem usa camisinha", que neste Carnaval focará mulheres jovens.



Ao abrir ontem a campanha de prevenção à Aids no Carnaval, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) criticou no Rio a posição da Igreja Católica contra a distribuição da pílula do dia seguinte em Recife durante o Carnaval. O arcebispo de Recife e Olinda, dom José Cardoso Sobrinho, anunciou na quinta que a igreja entraria com uma ação para evitar que a Prefeitura de Recife distribua o contraceptivo. Ele não comentou ontem as declarações do ministro.
"A prefeitura está correta, e a Igreja está equivocada mais uma vez. A prefeitura está fazendo uma coisa que está dentro do protocolo do Ministério da Saúde. A pílula do dia seguinte é usada por orientação médica. É uma questão de saúde pública, não é uma questão religiosa. Lamentavelmente, a igreja cada vez mais se afasta dos jovens com esse tipo de postura", declarou o ministro.
Eles estava no Centro Cultural Cartola, na Mangueira, onde lançou a campanha "Bom de cama é quem usa camisinha". O foco deste ano é nas mulheres jovens. Segundo o Ministério da Saúde, na faixa etária entre 13 e 19 anos, a cada seis meninos com Aids, há 10 meninas. Quando se considera todas as faixas, a proporção é de 15 homens para cada 10 mulheres.
Há 180 mil pessoas em tratamento contra a Aids hoje no Brasil -0,6% da população adulta, segundo Mariângela Simão, diretora do Programa Nacional de DST e Aids. Ela estima que existam 600 mil soropositivos no país e que 85% dos municípios tenham pelo menos um caso de morador portador do HIV. Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, 87% dos homens de 16 a 19 anos disseram que usam camisinha nas relações sexuais eventuais. Na mesma pesquisa, apenas 42% das mulheres disseram que exigem preservativo.
O vídeo da campanha deste ano mostra uma jovem exigindo o uso do preservativo. Depois de ouvir o garoto dizer que não tem, ela diz que "não vai rolar". Uma banda surge em cena e joga uma camisinha para o casal. Em seguida, a cantora Negra Li pede aos jovens que se lembrem da camisinha antes de sair de casa.
Serão distribuídas 19,5 milhões de camisinhas durante o Carnaval -8,5 milhões a mais que no ano passado. Além de folders, cartazes e bandanas, o ministério distribuirá tatuagens com a frase "Tenho atitude, uso camisinha". "Seja você de que religião for, qual sua opção sexual, não importa. O que importa é que todos temos o direito de nos prevenir", disse Negra Li no evento, uma feijoada feita em parceria com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).
Temporão destacou como avanços contra a Aids no país o evento ecumênico no Cristo no dia 1º de dezembro do ano passado e o licenciamento compulsório do Efavirenz, medicamento do cocktail anti-Aids. O Brasil passou a comprar o medicamento genérico da Índia e produzirá o medicamento até o fim do ano. Segundo Mariângela Simão, 2,6 milhões de comprimidos são consumidos por mês no Brasil.

Igreja

O arcebispo de Recife e Olinda, dom José Cardoso Sobrinho, foi procurado por telefone pela Folha na tarde de ontem, tanto na sede da arquidiocese, em Olinda, como em sua residência, em Recife, mas nos dois locais atendentes informaram que ele não poderia falar, por estar muito ocupado, e que somente hoje seria encontrado. Também informaram que não havia mais ninguém da Igreja autorizado a opinar sobre o assunto.

Colaborou KAMILA FERNANDES , da Agência Folha, em Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário