segunda-feira, 26 de maio de 2008

Operação contra trabalho escravo resgata 38 da floresta

Fonte: G1, com informações do Bom Dia Brasil
Segundo denúncia, trabalhadores estavam isolados, sem comida e sem salário.
Helicóptero da Força Aérea foi usado no trabalho da força-tarefa.

Trinta e oito homens foram resgatados do meio da floresta em São Félix do Xingu (PA), em uma operação contra o trabalho escravo. Segundo os fiscais, eles estavam isolados havia dois meses, sem comida e sem salário, e preparavam a terra para um outro crime: o desmatamento.
A situação dos trabalhadores só foi descoberta porque um empregado fugiu a pé e avisou a Comissão Pastoral da Terra. Uma força-tarefa do Ministério do Trabalho, da Polícia Federal e do Ministério Público do Trabalho foi até a fazenda e concluiu que não seria possível retirar os trabalhadores por terra. Eles estavam isolados no meio da selva.

Um helicóptero da Força Aérea participou do resgate. “Estou muito feliz, muito feliz”, disse um dos trabalhadores. Agora, o patrão deverá chamado e terá que pagar os salários atrasados e os direitos trabalhistas.

Denúncia

De acordo com a denúncia, os trabalhadores viviam em barracos de lona e palha, se alimentavam mal e bebiam água de um igarapé. Não havia banheiros, nem higiene. Muitos trabalhavam preparando a área para a derrubada da mata.
Quase tudo o que os empregados usavam ou comiam tinha que ser comprado do patrão e depois, descontado, do salário. “Ele simplesmente diz: ‘Olha, você está me devendo tanto e produziu tanto’. Então, eles fazem um jogo de números que o trabalhador sempre fica endividado”, disse Benedito de Lima e Silva Filho, coordenador do grupo móvel do Ministério do Trabalho.
Ao todo, 28 empregados não tinham carteira de trabalho e receberam o documento. Entre os libertados, há três menores. Uma adolescente contou que, quando faltava comida, a saída era caçar na mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário