quinta-feira, 29 de maio de 2008

Rivais confirmam validade dos acordos sobre o Ártico

Fonte: Folha de S.Paulo

DA REDAÇÃO

Os cinco países que disputam o controle do círculo polar Ártico assinaram ontem uma declaração reafirmando os tratados internacionais sobre a região onde, acredita-se, estejam 25% das reservas de petróleo e gás ainda não descobertas do planeta.
O encontro reuniu, na Dinamarca, os chanceleres da Noruega e da Rússia, o ministro de Recursos Naturais canadense e John Negroponte, subsecretário de Estado dos EUA -único dos cinco países que ainda não ratificou a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, um pré-requisito para apresentar o pedido de posse de território no Ártico.
"Esperamos ter acabado com o mito da corrida ao pólo Norte", disse o chanceler norueguês Per Stig Moeller, enquanto os países continuam a organizar expedições à região. Todos buscam indícios de que sua plataforma continental se estende até o Ártico, numa tentativa de incluir o subsolo polar em sua zona de exploração econômica exclusiva -limitada a 200 milhas a partir da costa.Os países devem entregar as evidências às Nações Unidas. Um painel da ONU previsto para 2020 deve regulamentar a posse do território, hoje administrado pela Autoridade Internacional do Fundo Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário