terça-feira, 10 de junho de 2008

Minc: cadeia produtiva responderá por crime ambiental

Fonte: Agência do Estado - 10/06/2008

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que, a partir de 15 de junho, as grandes empresas do País, com ênfase em frigoríficos, siderúrgicas, madeireiras e a indústria alimentícia, terão de informar quais são os seus fornecedores. "As empresas serão co-responsáveis pelos crimes ambientais cometidos pelos seus fornecedores e arcarão com as penas da lei", disse, em entrevista concedida no Programa Roda Viva, da TV Cultura. Para Minc, é hora de "controlar" a cadeia produtiva.
Além disso, segundo o ministro, o governo está fazendo alterações na operação Arco de Fogo, que desde março combate a exploração ilegal de madeira na Amazônia. Para Minc, a Amazônia não é apropriada para a expansão do cultivo de cana-de-açúcar para a produção de etanol, nem de soja para biocombustível. "Temos suficiente área já desmatada em outros Estados do País para implantar e dinamizar a produtividade dessas culturas. Devemos buscar a preservação da maior área possível da floresta", afirmou.
O ministro disse ainda que o governo não tratará todas as empresas sediadas na Amazônia indiscriminadamente. "Quem for sério e respeitar as regras será igualmente respeitado. O que faremos é fazer valer a lei. Vai ter multa pesada e 'xilindró', se for o caso", garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário