sexta-feira, 21 de novembro de 2008

BB & Nossa Caixa: Sindicato exige a manutenção dos empregos

Fonte: Folha de São Paulo

Sindicato exige a manutenção dos empregos
CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os bancários se reúnem hoje com representantes do Banco do Brasil, em Brasília, para negociar a manutenção do nível de emprego, o não-fechamento de agências e a ampliação de direitos trabalhistas após o anúncio de que o banco federal fechou a compra da Nossa Caixa.
"Se o Banco do Brasil não formalizar por escrito a garantia de que irá manter o nível de emprego nas duas instituições, vamos recorrer à Assembléia Legislativa de São Paulo e pedir aos deputados que só autorizem a operação se houver essa cláusula por escrito", afirma Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região (filiado à CUT).
O sindicalista afirma que há um compromisso "verbal" feito há seis meses pelo presidente do BB, Antonio Francisco de Lima Neto, de preservação de empregos, quando saíram as primeiras notícias de que o BB estava interessado em adquirir o banco estadual.
Segundo o sindicato, a manutenção de emprego deve ser concedida a 15 mil funcionários da Nossa Caixa e a 93 mil do Banco do Brasil -incluindo os trabalhadores de empresas coligadas. Os números de trabalhadores, segundo as duas instituições, são 14,3 mil no banco estadual e 88,7 mil no federal.
Na pauta da reunião de hoje com representantes do Banco do Brasil está, além da preservação de empregos, a unificação de direitos, como planos de cargos e salário, fundos de pensão e programas de assistência médica. "Defendemos que o que for mais vantajoso para os trabalhadores prevaleça. Não pode haver perdas de direito", afirma Marcolino.
Em relação ao fechamento de ao menos 30 agências que podem ocorrer em um primeiro momento, o sindicalista afirma que não há objeção do sindicato, desde que sejam realocadas para outros locais e mantidos os empregos.
"Pode haver uma decisão de fechar em um bairro, mas tem de abrir em outro. Sem que isso implique fechamento de postos de trabalho", afirma.
Segundo Marcolino, o sindicato quer acompanhar o processo de integração entre as duas instituições e espera que os recursos recebidos com a venda da Nossa Caixa sejam usados para implementar principalmente o crédito. "Nesse momento é fundamental que os recursos sejam aplicados para incrementar o crédito."
Mauro Ricardo Machado Costa, secretário estadual da Fazenda, disse em entrevista coletiva à imprensa que o assunto foi tratado durante a negociação com o BB. "Houve o compromisso formal assumido por parte do BB de integração total dos quadros de pessoal da Nossa Caixa", afirmou.
Lima Neto, em outra coletiva, não deu nenhuma garantia. Segundo ele, as 30 agências que podem ser fechadas se localizam em cidades pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário