quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Entrevista: Governo foca em educação, diz ministro

Fonte: Folha de São Paulo

Entrevista

Governo foca em educação, diz ministro

DA REPORTAGEM LOCAL

Edson Santos, titular da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial desde fevereiro, diz que o governo investe em educação para diminuir as desigualdades entre profissionais negros e brancos.
Leia a seguir trechos da entrevista que ele concedeu à Folha.(DG)

FOLHA - O que explica a diferença racial no mercado de trabalho?
EDSON SANTOS
- Além da barreira da educação, é a discriminação da população negra, que alguns setores da sociedade brasileira insistem em não enxergar. A preferência das empresas por um profissional branco vem da ideologia da supremacia branca. A idéia de que os brancos possuem qualidades superiores está embutida na cabeça das pessoas.

FOLHA - Muita gente diz que não existe racismo no Brasil...
SANTOS
- Quem afirma isso precisa olhar ao seu lado em encontros sociais e festas -vai encontrar um ou dois negros, o que deixa bastante claras as diferenças neste país. Certamente, se for convidado a vir ao Brasil, o presidente [eleito] americano Barack Obama se espantará com a ausência de negros. Pesquisas como essa da Fundação Seade e do Dieese devem servir para a reflexão dos brasileiros e para que sejamos mais tolerantes.

FOLHA - Que tipo de mensagem a vitória de Obama nos EUA manda aos negros brasileiros?
SANTOS
- É extremamente positivo que um negro ocupe o mais alto cargo de liderança da República americana. Isso mostra que é possível, para o negro, se qualificar não só para ser presidente, mas para conquistar um espaço de qualidade na sociedade e ser respeitado.

FOLHA - E o que o governo brasileiro está fazendo para diminuir as desigualdades?
SANTOS
- Educação é fundamental, pois dá ao trabalhador negro maiores condições de competir no mercado de trabalho e possibilita que ele enxergue criticamente a sua condição e lute para modificá-la. As cotas nas universidades públicas e o Pró-Uni estão construindo uma massa de trabalhadores mais qualificados. Com esse investimento em educação, em duas gerações será possível notar uma mudança substancial desse quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário