quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Governo brasileiro discute igualdade de oportunidades no Chile

Fonte: Ministerio do Trabalho e Emprego


Evento foi realizado em Santiago e reuniu governo, empresários e trabalhadores do Cone Sul. Objetivo foi debater fortalecimento de capacidades e intercâmbio de experiências e promover a igualdade de remuneração entre homens e mulheres

Brasília, 19/11/2008 - Igualdade de Oportunidades foi o tema abordado em encontro entre os dias 10 a 14 de novembro, em Santiago, no Chile, pela Comissão de Tripartismo e Igualdade de Oportunidades no Cone Sul, formada por governo, empresários e trabalhadores do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo foi discutir o fortalecimento de capacidades e intercâmbio de experiências e promover a igualdade de remuneração entre homens e mulheres.

A equipe brasileira apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas para o período de 2008 a 2010. Dentre elas, estão a realização de pesquisa para identificação de áreas prioritárias para inserção igualitária nas questões de gênero e raça no mercado de trabalho, promover seminários e oficinas de capacitação para o trabalho com este recorte. O estímulo às ações nas empresas públicas e privadas, a realização de encontros bilaterais de relacionamento e trocas de experiências com as comissões tripartite do Cone Sul e organizar seminário de preparação para a Conferência de 2009, que se realizará em Genebra, Suíça, também estão entre os objetivos.

O Brasil integrou a Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades e de Tratamento de Gênero e Raça no Trabalho e também da Comissão de Igualdade de Oportunidade de Gênero, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência e Combate a Discriminação.

Para o assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego e coordenador do grupo brasileiro, Sérgio Sepúlveda, o encontro contribuiu muito para a troca de experiências. "Apesar de o Brasil ter se integrado recentemente à Comissão Tripartite, estamos bem a frente em ações positivas", afirma o coordenador.

Pelo governo, a equipe é formada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) (coordenador), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH). Pelos trabalhadores brasileiros, a participação é da Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), pela Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), pela Força Sindical (FS), e pelo Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR). E pelos empresários, a Confederação Nacional da Agricultura, (CNA), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional de Indústria (CNI), Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também integra a equipe brasileira prestando assistência técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário