quarta-feira, 19 de novembro de 2008

INFORMALIDADE: Crescimento do PIB impulsiona "economia subterrânea" do país

Fonte: Folha de São Paulo

INFORMALIDADE

Crescimento do PIB impulsiona "economia subterrânea" do país

MAURÍCIO MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A expansão da economia formal não diminui o nível da informalidade, a chamada "economia subterrânea". Pelo contrário: até impulsiona.
O dado consta da segunda edição do Índice de Economia Subterrânea, da FGV (Fundação Getulio Vargas) e do Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), divulgado ontem. A economia não formalizada teve avanço de 4,7% entre dezembro de 2007 e junho de 2008, ante resultado do semestre anterior. No mesmo semestre, o PIB avançou 6% (ante o mesmo período de 2007).
O estudo do pesquisador Fernando de Holanda Barbosa Filho mostra que a expansão da economia formal absorve, sim, trabalhadores informais, o que não freia a economia subterrânea. Esta, por sua vez, se expande no encalço da aceleração do consumo dos novos trabalhadores formais.
O estudo contesta outro mito, que estima em 40% a participação da economia subterrânea no PIB. "Nós ainda não temos como medir exatamente isso, mas 40% é um número absurdo, seríamos 40% mais ricos assim, o que não é real", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário