terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Acidente mata operário na plataforma da Petrobras

Acidente mata operário na plataforma da Petrobras
15 morreram em unidades da empresa em 2008

Fonte Folha de São Paulo
PEDRO SOARESDA SUCURSAL DO RIO

Uma explosão na plataforma da Petrobras FPSO P-34 provocou a morte, no final da noite de anteontem, de um trabalhador terceirizado da companhia -historicamente, o grupo mais vulnerável aos acidentes fatais ocorridos na empresa.
O caldeireiro William Robson Vasconcelos, 28, morreu às 23h15 de domingo, após falha de uma válvula que resultou numa explosão e obrigou a Petrobras a paralisar a produção de petróleo. A unidade opera no campo de Jubarte, na bacia de Campos, no sul do Espírito Santo (130 km de Vitória).
Morador de Serra (Grande Vitória), o operário era contratado da UCT Engenharia. Outros dois empregados da empresa, Mário Alves de Souza e Marivaldo Pedro Alves de Souza, sofreram escoriações leves, foram atendidos na enfermaria da plataforma e liberados.
Segundo dados da FUP (Federação Única dos Petrobras), a maioria dos acidentes com morte atingem empregados terceirizados. Das 273 mortes em unidades da Petrobras desde 1995, 220 (80%) eram funcionários contratados de firmas prestadoras de serviço.
Os terceirizados estão mais ligados aos serviços que envolvem mais riscos. Têm carga horária maior: trabalham 15 dias embarcados e folgam 15 dias; já para os empregados próprios, a escala é de 14 para 21 dias.
Em 2008, 15 trabalhadores -tanto próprios como terceirizados- morreram. Em 2007, foram 16. Esse é o primeiro acidente com vítima fatal de 2009."Infelizmente, é mais um nome que entra para a lista de tragédias causadas pela política de segurança da empresa", diz a FUP, em nota. A entidade critica a falta de segurança nas operações dos terceirizados.
Já a Petrobras lamenta, em nota, a morte do caldeireiro e afirma que dará apoio à família da vítima. "A Petrobras e a empresa UTC Engenharia estão prestando toda assistência à família da vítima." A estatal diz ainda que as investigações sobre o acidente começaram.
Segundo a Petrobras, as providências para a retomada da produção de óleo estão sendo tomadas e a situação deve se normalizar hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário