segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nanopartículas podem auxiliar no tratamento de doenças, diz pesquisa

Fonte: JB Online

MASSACHUSETTS - Cientistas americanos do Massachusetts Institute of Technology descobriram uma maneira de utilizar nanopartículas de ouro para auxiliar o tratamento de doenças. As nanopartículas serviriam para transportar e liberar uma quantidade de remédio em partes específicas do corpo de forma controlada. A principal esperança é que a descoberta possa auxiliar no tratamento do câncer.

Nanopartículas são partículas invisíveis ao olho humano, no caso das de outro podem ter em tamanho apenas um nanômetro, o que equivale a um bilionésimo de um metro. Segundo os cientistas, as nanopartículas se dissolvem quando expostas a diferentes níveis de luz infravermelha. Com a utilização de dois tipos diferentes de nanopartículas, que têm pontos diferentes de derretimento, seria possível que diferentes remédios fossem liberados de forma separada, em intervalos controlados.

Dessa forma, é possível utilizar as nanopartículas para transporte e liberação do medicamento, o que permitiria que drogas mais tóxicas fosse usadas com menos risco a outros órgãos, por levar o medicamento a parte específicas. No caso do câncer, poderia agir direto nos tumores minimizando os efeitos agressivos da quimioterapia. No entanto, a investigação ainda não foi concluída e o trabalho não pode ser testado em seres humanos.A pesquisa foi publicada na revista científica ACS Nano.

Com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário