sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Incenso é três vezes mais tóxico que o cigarro

Fonte: O Momento

Aquela vareta, aparentemente inocente, usada por muitos como aromatizante de ambientes, pode ser um vilão para a saúde devido as substâncias cancerígenas existentes em sua composição. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, em 2008, concluiu que a fumaça do incenso libera substâncias altamente tóxicas que podem provocar desde irritação nos olhos até pneumonia e câncer.

A pessoa que queima um incenso por dia, por exemplo, está inalando a mesma quantidade de benzeno, substância cancerígena, contida em três cigarros, o que é igual a 180 microgramas por metro cúbico. E as mucosas serão facilmente irritadas por causa do formol, cerca de 20 microgramas por metro cúbico.

Antigamente essas especiarias aromáticas eram feitas secretamente pelos sacerdotes. Atualmente são produzidas de maneira que o consumidor não sabe que substâncias está inalando. Tudo isso por falta de regulamentação própria. Quem fabrica incensos não é obrigado a informar do que o produto é feito.

Mas existem alternativas para substituir o incenso, como trocá-lo pela queima de velas aromáticas ou de concentrados, ou essências específicas para aromatização. Ou, se o objetivo é perfumar a casa, uma das dicas é optar por elementos naturais, como flores ou folhas. É importante lembrar que o tabagismo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, e que o cigarro faz mal até mesmo para quem não fuma. Já o incenso é três vezes mais nocivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário