quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Expectativa de vida está ligada a serviços de saúde

Fonte: Folha de São Paulo

Expectativa de vida está ligada a serviços de saúde

É difícil explicar o caso de Vilcabamba, já que, na maioria dos países, o aumento da expectativa de vida está relacionado com a melhoria da qualidade de vida, dos serviços de saúde pública e do saneamento básico, argumenta Naira Lemos, presidente do departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em São Paulo.
Naira cita o caso do Brasil, onde hoje há cerca de 25 mil centenários registrados. Um número subestimado, segundo ela, já que muitos não usam o serviço público de saúde ou não têm documentos que comprovem sua idade.
No Brasil, as pessoas com mais de cem anos estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste. "Aqui, a longevidade está relacionada às condições sócio-econômicas e à qualidade de vida", afirma.
Por isso, ela acredita que a causa para os anos a mais dos vilcabambenses poderia ser, por exemplo, genética. "Se o meio não favorece, é possível que a explicação seja intrínseca, e não extrínseca, à própria população."
Naira, no entanto, é reticente quanto às teorias de que se poderá em breve atuar sobre causas de ordem molecular que provocariam o envelhecimento. "Esse tipo de teoria, como a da atuação sobre os radicais livres, é pouco discutida na geriatria brasileira, já que não há evidência científica sobre a sua eficácia." (AK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário