terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ministro promete melhorias na Previdência

Fonte: ibahia.com - 11/10/08 - 0h9m




O ministro da Previdência Social disse, em Salvador, que o prazo para conceder aposentadoria vai diminuir muito no ano que vem. José Pimentel veio à capital baiana para a abertura de uma conferência internacional que vai até quinta feira (13). Na Bahia, 1,8 mil pessoas recebem benefício do INSS.
Documento visa aumento do número
de trabalhadores assistidos
Cinqüenta e sete milhões de brasileiros contribuem para o INSS, o que corresponde a quase duas vezes a população da Argentina. A Previdência Social brasileira é a maior entre os 37 países das Américas que participam da Conferência Interamericana de Seguridade Social.
O encontro, que acontece a cada três anos, foi aberto pelo ministro José Pimentel e pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. Eles assinaram um termo de cooperação técnica visando, principalmente, o aumento do número de trabalhadores protegidos pela Previdência.
‘Nós ainda temos muita gente na informalidade e, portanto, eu acho que ter regras que facilitem a inclusão de um maior número de trabalhadores na seguridade social pública é fundamental’, disse o governador Jaques Wagner.
Hoje, 60% dos baianos contribuem para o INSS, mas segundo o Ministério da Previdência Social, 891 mil trabalhadores baianos poderiam contribuir porque têm renda acima de um salário mínimo, mas estão desprotegidos porque não pagam a previdência.
‘Qualquer trabalhador autônomo, trabalhador doméstico, trabalhador avulso, que queira contribuir com a Previdência pode fazê-lo pagando apenas 11% sobre o salário-mínimo', explica o presidente nacional do INSS, Marco Antônio Oliveira.
Outro problema é a demora para a concessão de benefícios. Hoje, para se aposentar, o segurado em Salvador leva, em média, 52 dias, prazo que o Ministério pretende reduzir.
‘A partir de janeiro de 2009, o Congresso Nacional aprovando a legislação que está lá, nós vamos conceder os nosso benefícios de aposentadoria urbana, para aqueles que já tiverem a certificação, em 30 minutos’, garantiu o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário