terça-feira, 11 de novembro de 2008

Professores: Recusa da avaliação não dá processo disciplinar


Fonte: esquerda.net - 11/11/08

O secretário de Estado da Educação afirmou que "o Ministério não fará nada para aplicar processos disciplinares" aos professores que recusem aplicar o modelo de avaliação na sua escola. Jorge Pedreira acha que "os professores manifestaram-se porque estão a trabalhar mais" e insiste em prosseguir as reuniões da comissão paritária sem a presença dos sindicatos.
"Dizer que só se pode mudar o modelo de avaliação de desempenho dos professores para um mais exigente se houver o acordo dos próprios é o mesmo que dizer que só se podem aumentar os impostos com o acordo dos cidadãos. Se fosse assim, não se faziam porque, naturalmente, os próprios não estão dispostos a isso", afirmou o secretário de Estado para justificar a posição intransigente do governo contra a vontade da maioria dos professores.
A explicação de Jorge Pedreira para a carga burocrática imposta pelo modelo de avaliação, que os professores dizem não deixar tempo para fazer o que realmente sabem - ensinar, preparar aulas e acompanhar os alunos - atira a responsabilidade para as escolas: "Sabemos que há algumas escolas que, por vontade de fazer bem, complicam o processo, com documentos muito vastos e muitas reuniões", admitiu o secretário de Estado.
Jorge Pedreira lançou ainda críticas aos sindicatos, a quem acusa de não cumprir a palavra dada. "Ou os sindicatos entendem fazer um sindicalismo de concertação e negociação, honrando os memorandos e acordos que assinam, ou entendem fazer um sindicalismo de rua e de oposição e então não têm credibilidade. Neste momento, perderam a credibilidade como parceiros porque a partir de agora não poderemos ter a certeza de que cumprem a sua palavra".
A FENPROF justificou a saída da comissão paritária por "ser uma decisão coerente com o apelo que foi feito às escolas, no sentido de suspenderem a aplicação da avaliação de desempenho, caso o Ministério da Educação não o faça". No entanto, não suspendeu o relacionamento institucional com o Ministério da Educação sobre avaliação mas "elevou-o para o nível político, disponibilizando-se para antecipar o início do processo, já previsto, de alteração do modelo", lembrando que a "comissão paritária tem apenas competências técnicas".

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